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Nutricionista ensina como manter a alimentação saudável nos dias de temperaturas amenas

Abuse de temperos como páprica picante, gengibre, curry, cebola e canela, que possuem propriedades termogênicas.

21 de junho de 2017 • Atualizado às 18 : 24

Caldos e sopas são muito bem-vindos, o ideal é que sejam preparadas com vegetais ou grãos. | Foto: iStock by Getty Images

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Com a queda das temperaturas e o clima mais ameno, é natural o aumento da sensação de fome e a vontade de comer chocolates e massas, além de outros alimentos calóricos que ajudam a elevar o ponteiro da balança. Nessa época do ano, o gasto energético é maior em razão do organismo se esforçar mais para manter a temperatura corporal normal, garante a nutricionista Eva Venâncio, da Santa Casa de Mauá.

Para a especialista, essa demanda energética não justifica o aumento do consumo calórico, que é mais um fator psicológico do que fisiológico. “Embora a tentação seja grande, a preocupação com a dieta não pode ser deixada de lado a fim de que os efeitos dos excessos não sejam sentidos quando o verão chegar”, orienta.

O ideal é que nas próximas estações o bom senso prevaleça, mas sem deixar de aproveitar os prazeres gastronômicos das estações. Uma boa pedida para se aquecer é ingerir alimentos mais quentes e picantes, como por exemplo, trocar as saladas frias por preparações refogadas, grelhadas ou assadas. Abusar de temperos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela, já que todos eles possuem propriedades termogênicas, capazes de aquecer nosso organismo e aumentar o gasto calórico durante a refeição.

Nesse período também é preciso fortalecer o sistema imunológico já que as gripes e resfriados são mais recorrentes. Por isso, uma boa dica é acrescentar ao cardápio frutas cítricas, alho e cogumelos. Sobremesas à base de frutas, como banana e maçã ao forno, com canela realça o sabor sem aumentar as calorias.

Caldos e sopas são muito bem-vindos, o ideal é que sejam preparadas com vegetais ou grãos – lentilha, ervilha, feijão, grão de bico e aveia – e acrescidas de carnes magras como peito de frango e podem ser acompanhadas por torradas integrais.

Para muitas pessoas é extremamente difícil resistir ao chocolate, mas novamente é preciso ter bom senso e moderação, já que não existem recomendações de consumo de nenhum tipo de doce. Para os que não resistem, é importante não ultrapassar o limite diário de 35g em função dos altos teores de açúcar e gordura.

Em relação ao fondue, dê preferência aos queijos, mas prefira o branco, creme cheese light e leite desnatado. Outra opção são os de isca de carne ou frango com molho vinagrete balsâmico. As bebidas quentes também ajudam a esquentar bastante, como chá de ervas ou leite com cacau e canela e lembre-se de ingerir água, pois o organismo fica mais desidratado nesse período.

E para finalizar, não deixe os exercícios físicos de lado. Eles esquentam, emagrecem e aumentam o metabolismo, além de dar mais disposição para enfrentar os dias com temperaturas menores. A alimentação balanceada e os exercícios sempre devem fazer parte da nossa rotina.

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