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Nutricionista dá dicas do que comer antes e depois dos exercícios

Alguns alimentos contribuem dando energia e recuperarendo a musculatura.

16 de fevereiro de 2017 • Atualizado às 15 : 14

Muitas pessoas passam mal no treino por irem mal alimentadas. | Foto: iStock by Getty Images

Nutricionista dá dicas do que comer antes e depois dos exercícios
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Tão importante quanto se exercitar é se alimentar de maneira correta. “Alguns alimentos são fundamentais para quem realiza atividades, pois contribuem com determinadas funções, como dar energia durante o treino e recuperar a musculatura depois”, comenta Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis.

Antes do treino

O glicogênio muscular é a principal fonte de carboidrato utilizada para a produção de energia durante a atividade física. Segundo a nutricionista, é fundamental manter o estoque de glicogênio muscular durante o exercício, pois, na sua ausência, há limitação da utilização de glicose como substrato energético, o que faz com que ocorra a utilização da massa magra, como combustível de energia. “Os carboidratos de baixo e médio índice glicêmico, como pães integrais, cereais e frutas, como maçã e laranja, liberam a glicose lentamente durante o exercício, poupando o glicogênio e evitando a fadiga muscular. A ingestão desses alimentos é muito importante, uma vez que seu consumo adequado é fundamental para preservar a massa magra”, completa Maureen.

Foto: iStock by Getty Images

Após a atividade física

Logo após treinar, ou seja, destruir as fibras do músculo, ele precisa de nutrientes para construção muscular e é aqui que as proteínas entram. “No momento do pós-treino, é indicado combinar a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico e de proteínas de rápida digestão para que haja a reconstrução muscular e a reposição dos estoques de glicogênio”, explica.

Outros alimentos importantes para quem pratica esportes são os ricos em vitamina C como morango, laranja, acerola e couve, pois atuam no sistema imunológico e auxiliam na redução de gordura, além de serem poderosos antioxidantes. “Com o consumo balanceado destes alimentos e a prática correta de atividades, a pessoa estará protegida contra doenças e se sentirá mais saudável e disposta, garantindo o equilíbrio ideal entre corpo e mente”, completa a especialista.

Foto: iStock by Getty Images

Excessos apenas prejudicam

Com a correria durante a semana, algumas pessoas acabam deixando para praticar atividades somente no final de semana, e muitas vezes tentam compensar o tempo perdido praticando esportes e exercícios de alto impacto. Nestes mesmos dias, com a alimentação, acontece justamente o contrário e tende-se a sair da dieta. “As duas práticas não são recomendadas desta forma, pois exagerar no esporte para ‘compensar’ a semana pode contribuir em lesões indesejadas, assim como se segurar na semana e comer de tudo no final de semana como doces ou alimentos gordurosos, apenas desfaz os avanços conquistados. O melhor é o equilíbrio entre as duas rotinas”, sugere a consultora.

A adoração com padrões de corpo fora da realidade é outro fator que colabora para extremismos desnecessários. Muitas pessoas passam mal no treino por irem mal alimentadas ou exageraram nos exercícios, comprometendo-se por meses. “É importante lembrar que cada pessoa possui um perfil e um organismo diferente e é ele que determinará o que é importante para a saúde do indivíduo. Não é recomendado passar mais tempo do que o indicado na academia e é bom se alimentar pelo menos uma hora antes do treino”, finaliza a nutricionista.

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