- Publicidade -

Novos animais entram na Lista Vermelha de ameaçados de extinção

Os animais Okapi e frango-d’água-d’asa-branca são as novas espécies incluídas na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Os animais Okapi (Okapia johnstoni) e frango-d’água-d’asa-branca (Sarothrura ayresi) são as novas espécies incluídas na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Ambos figuram na lista dos ameaçados de extinção.

- Publicidade -

Nativo da República Democrática do Congo, o Okapi é o parente mais próximo da girafa. De acordo com a IUCN, atualmente, a maior ameaça para essa espécie é a presença de grupos armados ilegais em torno de áreas protegidas.

Além disso, também a caça ilegal, a mineração, extração ilegal de madeira, produção de carvão vegetal, invasão agrícola e, consequentemente, a perda de habitat, influenciaram no declínio das espécies. Na última avaliação, os Okapis entraram na lista vermelha na categoria “Quase ameaçada”.

“Infelizmente, a República do Congo foi devastada pela pobreza por quase duas décadas, levando à degradação generalizada do habitat do Okapi e a caça da sua carne e pele. Apoiar os esforços do governo para combater o conflito civil e de extrema pobreza na região são fundamentais para garantir sua sobrevivência”, afirma Dr. Noëlle Kümpel, co-presidente da IUCN.

Na lista vermelha já consta a avaliação de 71.576 espécies, sendo que 21.286 delas estão ameaçadas de extinção. Nesta última atualização, quase 200 espécies de aves entraram na categoria “Criticamente em Perigo”. O pequeno pássaro frango-d’água-d’asa-branca, encontrado na Etiópia, Zimbábue e África do Sul, é a mais recente espécie a se juntar a esta categoria.

- Publicidade -


Sarothrura ayresi – Crédito: Worlds Rarest Birds

A ameaça deve-se à destruição e degradação de seu habitat, a conversão de áreas para a agricultura, excesso de pastoreio e corte de vegetação do pântano.

Espécies quase recuperadas

- Publicidade -

A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), uma das maiores da Terra, passou de “Criticamente em perigo” para “Vulnerável”. A espécie compreende globalmente sete subcategorias biologicamente e geograficamente distintas, sendo que em partes do Oceano Atlântico ela é abundante e crescente, enquanto que no Oceano Pacífico está em declínio grave.


Dermochelys coriacea – Crédito: Jürgen Freund/WWF

A reclassificação ainda foi favorável a duas espécies de aves: albatroz-de-sobrancelha (Thalassarche melanophrys), que passou de “Ameaçada” para “Quase ameaçado”, e o albatroz-patinegro (Phoebastria nigripes), que passou de “Vulnerável” para “Quase ameaçada”.


Thalassarche melanophrys – Crédito: JJ Harrison/cc


Phoebastria nigripes – Crédito: Jlfutari/cc

Encontrada em seis ilhas do sul da Califórnia (EUA), a raposa-das-ilhas (Urocyon littoralis), que estava em “Perigo”, entrou para a lista “Quase ameaçada”.


Urocyon littoralis – Crédito: National Park Service/cc

“Esta atualização na Lista Vermelha mostra alguns sucessos de conservação fantásticos”, diz Jane Smart, diretor Global de biodiversidade da IUCN Conservation Group. “No entanto, a mensagem global permanece sombria. A cada atualização, enquanto vemos algumas espécies melhorarem seu estado, há um número significativamente maior que figuram nas categorias ameaçadas. O mundo precisa urgentemente aumentar os esforços para evitar esta tendência devastadora”.

Redação CicloVivo