- Publicidade -

Norte-americanos serão multados por desperdício de comida

O péssimo hábito de jogar comida fora será banido em Seattle, nos EUA.

O péssimo hábito de jogar comida fora será banido em Seattle, nos EUA. E nem adianta chorar pela comida desperdiçada, os norte-americanos sentirão no bolso o peso de desobedecer a medida que já virou lei na cidade.

- Publicidade -

A multa de apenas um dólar será aplicada cada vez que o morador acumular em seu lixo mais de 10% de alimentos orgânicos. O comportamento será fiscalizado pelos garis do local, que serão treinados para a nova tarefa.

Quem for pego, entrará para um sistema eletrônico onde será computada a multa junto à taxa de lixo que a população de Seattle já paga. O valor irrisório deve-se, segundo a prefeitura, ao fato de que a intenção é incentivar as pessoas a terem mais consciência e fazerem a compostagem do lixo orgânico. Um valor abusivo causaria a impressão de que o único objetivo seria arrancar mais dinheiro da população.

Entretanto, a multa será maior, de US$ 50 dólares, para os moradores de prédios residências e estabelecimentos comerciais. Mesmo assim, quem está acostumado a não se importar com o destino do próprio lixo ainda pode se ajustar e adotar novos hábitos, pois a cidade já possui um sistema de reaproveitamento de material orgânico.

A lei só passará a vigorar a partir de 2015, agora imagine se existisse uma medida similar no Brasil em um mês festivo como o de dezembro. Festas de fim de ano reúnem amigos e familiares em torno da mesa farta. Muitas bebidas, comidas e desperdícios. Por mais que as sobras sejam aproveitadas, requentadas e cada tia leve um pouquinho para casa é inegável que o exagero chega onde não se poderia chegar: na lata de lixo. Do outro lado, segundo relatório da ONU, 895 milhões de pessoas no mundo ainda passam fome.

- Publicidade -

Redação CicloVivo