- Publicidade -

Norte-americanos constroem casa de cogumelos

Casa pré-fabricada será comestível e à prova de fogo, dizem os criadores.

A primeira casa construída com cogumelos no mundo será apresentada nas próximas semanas, nos EUA. Além de usar os fungos como material de construção, a habitação elaborada por uma empresa de Nova Iorque será resistente ao fogo e dispensa materiais derivados de petróleo no sistema de isolamento térmico.

- Publicidade -

Chamada de Mushroom Tiny House, a construção foi desenvolvida pela empresa Ecovative Design, que também produz embalagens a partir dos fungos, conforme noticiado pelo CicloVivo. Assim como os pacotes biodegradáveis, a casa de cogumelos também será comestível, mas, de acordo com os criadores, a estrutura não deverá apresentar um sabor muito agradável. “É como comer cartão”, informam os representantes da empresa, que acreditam que os fungos podem ser um dos materiais de construção mais eficientes no futuro.

Os fungos também serão responsáveis pelo sistema de isolamento térmico da casa, ao contrário das construções convencionais, que utilizam materiais derivados do petróleo, como o PVC. Como os cogumelos crescem naturalmente, o sistema de isolamento da Mushroom Tiny House vai levar cerca de um mês para ficar totalmente pronto, formando uma resistente proteção térmica.

Segundo o Inhabitat, a construção experimental também vai contar com um telhado de cogumelos comestíveis, e deverá ser apresentada ao longo da Tiny House Fair 2013, realizada este mês em Vermont, nos EUA. Segundo a Ecovative Design, as casas pré-fabricadas a partir de cogumelos deverão chegar ao mercado com preços acessíveis.

Redação CicloVivo

- Publicidade -