- Publicidade -

No aniversário da Lei Maria da Penha, RJ ganha mural pelo fim da violência doméstica

Graffiti cobre um muro em frente da Delegacia de Atendimento à Mulher.

No dia em que o Brasil comemora o aniversário de oito anos da Lei Maria da Penha, o Instituto Avon e a ONG Rede Nami unem-se para o evento de encerramento da campanha “Graffiti Pelo Fim da Violência Doméstica”, inaugurando um grande mural no centro do Rio de Janeiro para lembrar a importância de reconhecer e enfrentar as situações de violência doméstica e de fortalecer as redes de proteção para a mulher que passa por essa situação.

- Publicidade -

Durante a campanha, mais de mil jovens estudantes do ensino médio de 34 escolas públicas da cidade do Rio participaram de oficinas nas quais o graffiti foi utilizado como ferramenta para o debate e reflexão sobre direitos da mulher.


Alphotonews/Flickr

O projeto integra as ações apoiadas pela Campanha Fale Sem Medo – Não à Violência Doméstica, da Avon, que tem como objetivo contribuir para o enfrentamento desse tipo de violência. Ao envolver os jovens por meio da arte, o projeto, idealizado e coordenado pela artista visual e grafiteira Panmela Castro, da Rede NAMI, contribuiu para sensibilizar e mobilizar jovens sobre o tema.

"Em nossa pesquisa sobre violência doméstica percebemos que os estereótipos sobre o comportamento de gênero e as expectativas sociais sobre o casamento estão ligadas ao surgimento da violência nos relacionamentos amorosos, e quando incluímos os jovens no debate, estamos promovendo uma mudança cultural para as próximas gerações", afirma Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.

- Publicidade -


Alphotonews/Flickr

Durante as oficinas, os alunos participavam de um debate sobre a violência doméstica, como identificar essa situação, como ela acontece em um relacionamento, como a mulher pode buscar proteção e que padrões de comportamento devem mudar para que os conflitos sejam resolvidos sem violência. O conteúdo da Lei Maria da Penha também foi explorado com os jovens, que em seguida participavam da pintura de um graffiti na escola. Todas as pinturas foram fotografadas e, após uma votação online, o desenho feito pelos alunos do C.E. Ignácio Azevedo foram vencedores. Essa é a pintura que inspirou o mural da rua Lavradio, encerrando o projeto.


Alphotonews/Flickr

- Publicidade -

"Foi um trabalho muito gratificante, que envolveu educadoras que foram capacitadas sobre a Lei Maria da Penha, além de uma pesquisa para conhecer a visão desses jovens sobre violência doméstica, e também resultou em um vídeo documentário. Foi uma parceria importante da Rede Nami com o Instituto Avon no intuito de mostrar aos jovens que é possível viver sem violência", afirma a fundadora da Rede Nami, Panmela Castro.


Alphotonews/Flickr 


Alphotonews/Flickr