- Publicidade -

Niterói anuncia construção de “casa do futuro” com ideias da população

Foi criada uma plataforma digital interativa onde qualquer um pode enviar suas sugestões.

Uma plataforma de crowdsourcing será a base de um projeto carioca que pretende construir uma “moradia sustentável do futuro” com a ajuda de ideias da própria população. Batizada de “NO.V.A. – Nós Vivemos o Amanhã”, a iniciativa foi lançada pela Ampla, empresa de distribuição de energia elétrica.

- Publicidade -

O projeto será realizado em parceria com a Prefeitura de Niterói, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Para que o público possa contribuir com a busca de soluções para os problemas urbanos atuais, foi criada uma plataforma digital interativa, que pode ser conferida aqui.  

“Vamos aproveitar a oportunidade para pensar no consumo inteligente de uma maneira mais profunda, em diversas áreas. A Ampla entende que a inovação e novas tecnologias são fatores importantes para o desenvolvimento energético sustentável e para a sociedade”, explica o responsável pela Ampla, Marcelo Llévenes.

Um comitê avaliador, composto por representantes da Ampla, das universidades, especialistas em crowdsourcing e do escritório de arquitetura Studio Arthur Casas, que ficará responsável pela concepção final do projeto, definirá as ideias que serão efetivamente aplicadas. Os usuários que mais interagirem na plataforma ganham prêmios como uma viagem para Expo Milano 2015, principal evento internacional de Inovação e Tecnologia que ocorre em Roma, que conta com patrocínio da Enel.

Vários temas serão abordados na fase de Crowdsourcing: de mobilidade urbana a combustíveis menos poluentes, de inovação a economia colaborativa, de arquitetura verde e design a saúde e bem-estar. Em comum entre eles, a ótica da sustentabilidade e a perspectiva de um novo consumidor consciente de seu papel na preservação dos recursos naturais.

- Publicidade -

A moradia do futuro

Situada numa área cedida pela Prefeitura de Niterói, a casa do futuro será projetada pelo escritório de arquitetura Studio Arthur Casas. Segundo o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, a residência será construída em um parque que será revitalizado para o lazer. “A construção da casa marca o início de uma revitalização urbana semelhante ao Porto Maravilha, no Rio, e busca reflexões para questões como o lixo, resíduos, eficiência energética, entre outras, e que deverá atrair um público que pensa o futuro da cidade”.

O investimento previsto será de R$ 5 milhões, financiados por meio do programa de Pesquisa&Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica.

- Publicidade -