- Publicidade -

Nissan queima lixo para fabricar carros

Marca de automóveis utiliza resíduos orgânicos para suprir a demanda energética da unidade de produção de Aguascalientes, no México.

A queima de lixo orgânico é a fonte de energia necessária para a fabricação de automóveis na unidade de produção da Nissan em Aguascalientes, no México. Apoiado pela iniciativa privada e pelo governo mexicano, o projeto também utiliza turbinas eólicas e faz com que mais da metade da eletricidade utilizada na produção seja de fontes renováveis.

- Publicidade -

Na primeira fase do projeto de extensão de biogás, os resíduos orgânicos supriram 6% da demanda energética da unidade, mas há muitos esforços para elevar este número.

De acordo com Marco Antonio Rivera, gerente sênior de Energia e Meio Ambiente da Nissan do México, 45% da eletricidade utilizada pela montadora teve origem nas turbinas de geração eólica. “No México, somos a única empresa que tem um programa deste tipo. Existe um esquema parecido no governo de Monterrey, mas não é tão grande como este”, conta Rivera ao jornal mexicano El Financiero.

Mais uma boa notícia é que a obtenção de energia a partir dos resíduos deverá ser aprimorada nos próximos dois anos, com o apoio do governo e da Ener-G, empresa internacional especializada em fontes renováveis envolvida no projeto.

Por mais que os carros representem sérios perigos para o meio ambiente, a unidade de produção da Nissan vem tomando medidas de sustentabilidade que podem inspirar outras empresas do mundo. A Renault do México, por exemplo, já viabiliza a construção de uma fábrica automobilística movida à queima de lixo.

- Publicidade -

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo