- Publicidade -

New Cities Summit discute mobilidade urbana sustentável em São Paulo

Engajamento da população e investimentos públicos foram apontados como principais ferramentas para melhorar o transporte nas grandes cidades

Entre os dias quatro a seis de junho, o Parque do Ibirapuera recebe o evento New Cities Summit 2013 – The Human City, que apresenta soluções de sustentabilidade para o futuro dos grandes centros urbanos. O evento internacional aborda temas como mobilidade urbana, economia criativa e arquitetura sustentável.

- Publicidade -

Ao longo desta terça-feira (4), foi realizado um importante debate, que expôs sugestões de mobilidade urbana, mediado por Susan Shaheen, membro do Centro de Pesquisas de Transporte e Sustentabilidade da Universidade da Califórnia. No início da sessão, a especialista falou sobre a importância de sistemas de aluguel de bicicletas e carros compartilhados na cidade de São Paulo, e também alertou para o grande número de automóveis que levam apenas uma pessoa.

Para MarySue Barrett, presidente do conselho de planejamento de transporte metropolitano de Chicago, o transporte público eficiente é a solução mais importante em mobilidade para os grandes centros urbanos. Segundo a especialista, estes sistemas tendem a melhorar com investimentos em infraestrutura e com a criação de novos empregos. “Precisamos dar a oportunidade de as pessoas mudarem seus hábitos, oferecendo novos serviços de transporte a elas”, argumentou a representante de Chicago, uma das capitais mais sustentáveis do mundo.

O executivo de contas da Google no Brasil, Carlos Aranha, mostrou-se preocupado e disse que a maioria da população ainda se sente segura ao andar de carro, mesmo que o país registre altas taxas de acidentes de trânsito. No entanto, Aranha vê o compartilhamento dos automóveis como uma boa alternativa para melhorar a mobilidade na metrópole.  

“São Paulo pode dar o exemplo de compartilhamento de meios de transporte, começando pelos sistemas de carona compartilhada instalados nas empresas. Na Califórnia, a Google oferece bicicletas para os funcionários chegarem ao local de trabalho”, compara Aranha, enfatizando que as empresas têm papel fundamental no futuro da mobilidade nos grandes centros urbanos.

- Publicidade -

 A diretora comercial da Schneider Eletric, Tania Conte Cosentino, disse que boa parte das cidades não oferece uma boa estrutura em transportes, e considerou o ativismo e o engajamento como ferramentas fundamentais para o futuro da mobilidade urbana. “Não podemos só ficar esperando pelas iniciativas do governo. É necessária a participação ativa dos cidadãos”, declarou Tania. “O transporte deve ser mais inteligente, e isso só é possível por meio da sustentabilidade”, completou a diretora comercial.

O debate também contou com a participação de Eduardo Saccaro, diretor da empresa Bombardier, que fabrica trens para linhas de metrô e monotrilho ao redor do mundo. O representante disse que, primeiramente, é preciso aumentar a segurança dos pedestres, começando por melhorar as condições das calçadas. O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, participante da palestra, não compareceu ao evento.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -