Inicio Tecnologia Nasa lança telescópio brasileiro para estudar o sol

Tecnologia

Nasa lança telescópio brasileiro para estudar o sol

O Solar-T é o primeiro instrumento científico do gênero construído no país, após 15 anos de pesquisas.

28 de janeiro de 2016 • Atualizado às 09 : 05

o Solar-T deverá captar a energia que emana das explosões solares em duas frequências inéditas. | Foto: NASA Blueshift/Flickr

Nasa lança telescópio brasileiro para estudar o sol
1.03K
0

A Nasa, agência espacial norte-americana, lançou com êxito, no dia 18 de janeiro, um balão estratosférico que transporta dois equipamentos científicos voltados a estudar o Sol. O lançamento foi feito em McMurdo, base dos Estados Unidos na Antártica.

Um dos equipamentos é o Solar-T: um telescópio fotométrico duplo, projetado e construído no Brasil por pesquisadores do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em colaboração com colegas do Centro de Componentes Semicondutores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Desenvolvido com apoio da FAPESP, o Solar-T é o primeiro instrumento científico do gênero construído no país, após 15 anos de pesquisa e desenvolvimento.

“O desenvolvimento do Solar-T representa uma oportunidade de qualificação brasileira em tecnologia espacial avançada que pode dar origem a novos projetos em satélites, por exemplo, e contribuições para a Estação Espacial Internacional”, disse Pierre Kaufmann, pesquisador do CRAAM e coordenador do projeto, à Agência FAPESP.

O balão estratosférico transportando o Solar-T e o GRIPS – que juntos pesam mais de três toneladas – está voando a uma altitude de 40 mil metros e circum-navegará a Antártica por um período entre 20 e 30 dias.

Enquanto sobrevoar o continente gelado, o Solar-T deverá captar a energia que emana das explosões solares em duas frequências inéditas, de três e sete terahertz (THz), que correspondem a uma fração da radiação infravermelha distante.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre este projeto.

Da Agência Fapesp

(1032)

logo
Fechar
Abrir
logo