- Publicidade -

NASA anuncia projeto de vela espacial fotovoltaica

A NASA anunciou recentemente os planos de lançamento da maior vela solar do mundo. O projeto consiste na utilização de células fotovoltaicas para abastecerem o “satélite” que coletará imagens e outras informações a mais de três mil quilômetros da Ter

A NASA anunciou recentemente os planos de lançamento da maior vela solar do mundo. O projeto da agência espacial norte-americana consiste na utilização de células fotovoltaicas para abastecerem o “satélite” que coletará imagens e outras informações a mais de três mil quilômetros da Terra.

- Publicidade -

De acordo com informações oficiais, a vela solar também deve auxiliar a coleta e remoção de detritos espaciais, além de cooperar com a comunicação entre as expedições espaciais e as centrais de controle terrestre.

O prazo estipulado para o lançamento da missão, apelidada de Sunjammer, é até 2014. O equipamento deverá ser lançado ao espaço com o apoio de outra nave, até um ponto gravitacionalmente estável, entre a Terra e o Sol. A primeira “navegação” espacial será um teste, mas a tecnologia já se mostra bastante promissora.

Todos os materiais usados na produção da vela foram pensados de maneira a deixá-la resistente, mas também leve. Assim, é descartada a necessidade do uso de combustíveis adicionais, sendo a energia do sol seu único propulsor.

O modelo aplicado deve servir de exemplo para o desenvolvimento de outras tecnologias aeroespaciais que funcionem a partir de energia limpa, reduzindo o impacto dos combustíveis e funcionando de maneira mais eficiente. Com informações do Inhabitat.

- Publicidade -

Redação CicloVivo