- Publicidade -

As novas tecnologias, aliadas aos incentivos e à competitividade têm reduzido drasticamente os custos da produção energética renovável. As negociações para novos projetos em energia na Europa demonstram que as opções sustentáveis estão cada vez mais competitivas e atraentes aos governos e investidores. A energia eólica offshore, por exemplo, já é negociada por até 40% menos do que a nuclear.

- Publicidade -

Os ventos estão sendo extremamente positivos para as nações europeias. Os investimentos em energia eólica cresceram tanto nos últimos anos, que o continente pode ter 7% de sua demanda proveniente apenas de fazendas eólicas em alto mar até 2030, de acordo com o WindEurope, grupo da indústria eólica offshore.

O setor energético tem se tornado cada vez mais competitivo, ao mesmo tempo em que os custos com as instalações e manutenções de estruturas eólicas caem. Em contrapartida, os combustíveis fósseis estão com custos em ascendência, o que valoriza ainda mais as renováveis.

Segundo o site europeu The Ecologist, a Dinamarca negocia a energia eólica offshore pelo melhor preço da Europa. Recentemente a DONG Energy, maior empresa de energia eólica offshore do mundo, ganhou uma licitação para construir dois parques eólicos a 22 quilômetros da costa holandesa. A estimativa é de que, quando estiver em pleno funcionamento, a eletricidade gerada na estrutura será comercializada a 72,70 euro/MWh e a 87 euros/MWh já com os custos de transmissão inclusos.

Enquanto isso, o Reino Unido tenta negociar com a França a construção de uma usina nuclear que deve comercializar a energia a 122 euros/MWh, aproximadamente 40% a mais do que o valor oferecido pela Dinamarca na energia limpa.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

 

- Publicidade -