- Publicidade -

Mulheres carentes da África aprendem a obter renda por meio da fotografia

Projeto capacita jovens mulheres e mães desempregadas.

Uma fotógrafa canadense encontrou uma maneira de ajudar pessoas de baixa renda na África do Sul. Ela ensina seu ofício para jovens mulheres e mães desempregadas de uma comunidade carente, que podem vender seus trabalhos para ajudar no sustento da família.

- Publicidade -

Batizado de The heART of a Woman (O coração de uma mulher, em tradução livre), o projeto foi idealizado por Andrea Rees com o objetivo de criar pequenos negócios através da venda de arte fotográfica.

O projeto é realizado no eKhaya eKasi Center (centro de educação e artes), localizado em Khayelitsha, distrito da Cidade do Cabo. A iniciativa consiste no ensino de técnicas de fotografia por meio de um workshop, criação de cartões-portais a partir das imagens e comercialização na internet ou venda para turistas.

- Publicidade -

Para serem capacitadas, as interessadas não precisam ter uma máquina fotográfica profissional ou experiência prévia. Elas aprendem noções de foco, iluminação e composição usando um celular. Além disso, são dadas algumas dicas para que saibam selecionar e editar imagens para impressão e ainda informações básicas de como usar as mídias sociais para compartilhar o trabalho.

O único quesito para participar é estarem desempregadas e com tempo disponível para se dedicarem ao projeto, explicou Andrea em reportagem à Revista Marie Claire. Até o término da oficina, cada uma das alunas pode imprimir até 200 cartões-postais.

- Publicidade -

O projeto só foi realizado com a ajuda dos fundos levantados através de financiamento coletivo crowdfunding e doações, incluindo de iPhones usados, que foram emprestados às alunas. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.


Fotos: Heart of a Woman Project

Confira a comemoração das participantes pelo sucesso da primeira etapa:

Redação CicloVivo