- Publicidade -

Moradores são pagos para andarem ou pedalarem em cidade na Noruega

O valor de cerca de 35 reais foi pago apenas por algumas horas, após uma agência de saúde descobrir dados interessantes.

A administração da cidade norueguesa Lillestrøm realizou pagamentos aos moradores que andavam ou pedalavam em uma determinada via da região. A ideia surgiu para incentivar a população a deixar os carros em casa.

- Publicidade -

O valor de cerca de 35 reais foi pago apenas por algumas horas – tempo suficiente para não levar a cidade a falência. Baseado no sistema que eles chamaram de “pedágio inverso”, a iniciativa recompensou os que optaram pelo transporte alternativo.

Por meio de uma agência de saúde, foi realizada uma pesquisa que levantou alguns dados interessantes em relação à economia da cidade. Os dados mostravam que os modelos de transporte mais ativos são melhores financeiramente para o governo: economia de oito dólares por quilômetro via caminhada e quatro dólares por quilômetro via pedaladas.

Esses números foram usados durante a campanha realizada em uma ciclovia da cidade, que buscou incentivar o uso da bike. O prefeito da cidade, Ole Jacob Flætene, entendeu que, além da questão da saúde, do alívio no sistema de transporte e das questões ambientais, fazer os moradores refletirem sobre o uso da bike e da caminhada como meio de transporte pode trazer um bom retorno financeiro.

A cidade está construindo uma rede de ciclovias e uma série de estações de carregamento para carro movidos a hidrogênio, segundo o FastcoExist.

- Publicidade -

Redação CicloVivo