- Publicidade -

Moradores de SP regularizam “gatos” de energia e recebem benefícios

Por meio desta iniciativa, a empresa consegue regularizar as ligações e ainda trabalhar a conscientização nas comunidades em que atua.

- Publicidade -

As ligações irregulares de energia, popularmente conhecidas como “gatos”, são ilegais. Mas, muito pior do que estar na informalidade, elas podem colocar a vida de muitas pessoas em risco. Acidentes deste tipo podem originar grandes incêndios.

Para reduzir este problema e conscientizar a população, a AES Eletropaulo, companhia responsável pela distribuição de energia na Grande São Paulo, desenvolveu o programa “Transformação de Consumidores em Clientes”. Por meio desta iniciativa, a empresa consegue regularizar as ligações e ainda trabalhar a conscientização nas comunidades em que atua.

De acordo com a AES Eletropaulo, desde quando teve início o programa, em 2004, 600 mil instalações já foram feitas. O objetivo é ainda maior. A companhia pretende atingir mais 2,5 milhões de pessoas até 2015, com R$ 500 milhões em investimentos. Esse seria o caminho para erradicar as ligações irregulares nos 24 municípios atendido pelas redes de transmissão paulista.

Entre os trabalhos de conscientização, os moradores recebem instruções sobre como consumir de forma consciente. A empresa ainda realiza a troca de lâmpadas e geladeiras por modelos mais eficientes e, em alguns casos, também são realizadas reformas nas instalações elétricas das residências e instalados sistemas de recuperador de calor ou aquecimento solar, que ajudam na redução dos gastos com eletricidade.

- Publicidade -

A Dona Maria Aparecida de Lima, que mora na zona oeste de São Paulo, foi uma das beneficiadas pela iniciativa. Além de ter recebido a reforma da parte elétrica de sua casa, ela também trocou a geladeira e o chuveiro antigos por modelos novos e mais eficientes. Em entrevista ao CicloVivo, Maria explica que além de aumentar a segurança, sua casa ficou muito mais bonita. "A minha casa era cheia de fios soltos. Aí eles vieram e instalaram a caixa de energia e protegeram os fios. Em vista do que tava, a minha casa agora tá linda", comemora. 

“O programa de regularização da AES Eletropaulo é considerado o maior do país e tem como objetivo levar energia segura e de qualidade para todos os moradores da nossa área de concessão. Com ele, também promovemos a cidadania a esses moradores. Com o comprovante de residência em mãos, os clientes passam a ter direitos que antes não tinham, isso é inclusão social”, explica Teresa Verganlia, Vice-Presidente de Serviços Compartilhados da AES Eletropaulo

Clique aqui e saiba mais.

- Publicidade -

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo