- Publicidade -

Moradores de Porto Alegre usam aplicativo para cobrar ações do poder público

Uma equipe da prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento da ferramenta.

A prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, oficializou uma rede social específica para gestão pública colaborativa da cidade. Por meio do Colab.re, os mais de um milhão e 400 mil habitantes, além dos turistas, poderão participar mais ativamente das demandas do município usando a internet no computador ou celular.

- Publicidade -

A iniciativa permite ao cidadão interagir em qualquer lugar com o poder público. É possível fiscalizar o desperdício de água, uso indevido e indiscriminado de energia elétrica, calçadas irregulares e esburacadas, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços públicos da cidade.

Em contrapartida, uma equipe da prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re, para acompanhar em tempo real as demandas geradas e respondê-las de forma personalizada.

Com a ferramenta, a prefeitura acessará a lista das solicitações acompanhadas por um número de protocolo. As postagens contêm foto, local do fato, link gerado pela rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores, o que facilita a identificação desses casos. As demandas serão encaminhadas ao órgão responsável, que informará aos cidadãos sobre a solução para cada caso.

Entre os benefícios que o cidadão terá com o novo canal de diálogo do munícipio, “a implementação do Colab.re garantirá mais mobilidade ao cidadão que interage com a Prefeitura. A isso se soma a oportunidade gerada pela ferramenta no que diz respeito a qualificação da gestão dos serviços da cidade a partir dos dados gerados pelo engajamento do cidadão", explica o prefeito José Fortunati.

- Publicidade -

Lançado em 2013, a plataforma conta com mais de 100 mil usuários e já registrou um volume de mais de 15 mil fiscalizações de serviços públicos em todo o Brasil, cujo índice de soluções desses casos é de 70% nos municípios parceiros, entre eles Curitiba (PR), Niterói (RJ), Santos e Guarujá (SP). O aplicativo também já foi eleito o melhor do mundo.

Paulo Pandolfi, cofundador do Colab.re, ressalta que o aplicativo continuará a funcionar de forma totalmente aberta e transparente. “As informações geradas pelo cidadão ficam à disposição de todos os usuários, que poderão também curtir e compartilhar o conteúdo em outras redes sociais, aumentando o engajamento para a solução daquela demanda. O Colab.re é um canal inteligente que trará mais agilidade no relacionamento entre os cidadãos e a Prefeitura de Porto Alegre”, comenta.

Baixe aqui o aplicativo móvel nas versões Android e iOS, ou acesse o site.

- Publicidade -