- Publicidade -

Moovit agora tem ferramenta de carona em São Paulo

O aplicativo que mostra os melhores trajetos de transporte público acaba de disponibilizar esta nova função.

Quem vive em São Paulo acaba de ganhar um novo aliado para enfrentar o trânsito da capital e região metropolitana. Isso por que o Moovit, aplicativo de mobilidade urbana, anunciou o lançamento no Brasil de sua ferramenta de caronas solidária dentro de cidades, o Moovit Carpool. São Paulo será a primeira cidade na América Latina a contar com a novidade e, para incentivar a adoção, inicialmente o aplicativo irá subsidiar os trajetos feitos pela plataforma nessa modalidade.

- Publicidade -

O objetivo da nova função, que ainda está em versão beta, é otimizar o tempo de percurso dentro da cidade, complementando o serviço gratuito de rotas via transporte público já oferecido pelo app. “Essa novidade irá ajudar o usuário a chegar mais rápido no seu destino. Para quem já utiliza o Moovit, a carona aparecerá entre as opções de transporte”, explica Itay Gil, VP e head do projeto Carpool na Moovit.

Para garantir que o Moovit Carpool seja uma ferramenta de economia compartilhada, não gerando lucro aos condutores, o aplicativo limita o número de viagens por dia e o número de passageiros por veículos: são permitidas diariamente apenas duas corridas por motorista e até três passageiros por carro. Ainda, vale ressaltar que o valor que os condutores recebem por trajeto sempre é menor que o custo total da viagem, ou seja, não há lucro para o condutor e sim economia.

“Os condutores do Moovit Carpool também saem ganhando, pois além de não saírem de suas rotas, poderão economizar no trajeto diário à medida que os custos serão compartilhados com os passageiros. Além disso, uma vez que ocupação do veículo é maximizada, o congestionamento em ônibus, trens e metrô também tende a diminuir. Dessa forma, passageiros, motoristas e a própria infraestrutura de transportes da cidade de São Paulo serão beneficiados com uma relação de ganha-ganha”, acrescenta Gil.

Após o registro, a viagem ficará disponível para os passageiros que procurarem pelo mesmo itinerário. Os pedidos de carona serão sempre submetidos à aprovação do condutor, que pode aceitar ou recusar cada nova solicitação de reserva. Ao final da carona, ele só precisa finalizar o trajeto no app. O valor calculado pelo Moovit será então registrado e depositado em sua conta bancária uma vez ao mês.

- Publicidade -

Do lado dos passageiros as caronas estão habilitadas automaticamente no Moovit. Para utilizar, basta acessar a última versão do app (5.4.5) e fazer a busca de um itinerário no planejador de viagens. Caso haja carona disponível, ela vai aparecer entre as opções de transporte sugeridas para aquela rota, junto com as opções de ônibus, metrô, trem e até o Uber, por exemplo – que hoje também está integrado com o app, trazendo o cálculo do tempo previsto e sugestão de valor, para o passageiro poder comparar e escolher o que mais lhe agrada.

Ainda, o aplicativo permite cadastrar informações sobre o deslocamento diário para receber notificações toda vez que uma carona estiver disponível. Para habilitar essa função, basta acessar Configurações > Minha Carona Diária e cadastrar os endereços e horários dos trajetos realizados diariamente.

Segurança

- Publicidade -

Como medida de segurança, são solicitados o número do celular e a conta pessoal no Facebook – essa integração com a rede social é obrigatória. Dessa forma, tanto o motorista quanto o passageiro podem verificar seus respectivos perfis e entrarem em contato um com o outro, se necessário. O Moovit recomenda ainda que o condutor mantenha seu cadastro sempre atualizado e o mais completo possível, incluindo modelo, cor e placa do veículo, além de CPF e dados bancários.

 Via Adnews