Inicio Cidadania MMA tem inscrições abertas para curso grátis sobre eficiência energética

Cidadania

MMA tem inscrições abertas para curso grátis sobre eficiência energética

As inscrições vão até o dia 20 de janeiro e as aulas acontecem de 7 a 10 de fevereiro.

16 de janeiro de 2017 • Atualizado às 11 : 22

Os treinamentos são destinados aos profissionais de engenharia, arquitetura, direito, economia, administração e áreas relacionadas. | Foto: iStock by Getty Images

MMA tem inscrições abertas para curso grátis sobre eficiência energética
2.87K
1

Estão abertas até o dia 20 de janeiro as inscrições para os treinamentos em eficiência energética que ocorrerão em Brasília. Os cursos para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP) e para Guia de Medição e Verificação serão gratuitos e acontecem entre os dias 7 e 10 de fevereiro. A iniciativa é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os treinamentos são destinados aos profissionais de engenharia, arquitetura, direito, economia, administração e áreas relacionadas. A seleção dos participantes será feita mediante análise da documentação enviada.  Para se inscrever, é necessário enviar comprovações de experiência acadêmica e profissional e formulário disponibilizado no edital para o e-mail [email protected]

O curso para CMVP terá 28 horas de duração, incluindo o exame de certificação de quatro horas, e ocorrerá de 7 a 10 de fevereiro. Já o treinamento sobre o Guia de Medição e Verificação do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel contará com um total de 24 horas de duração e será realizado entre 13 e 15 de fevereiro.

Economia

A iniciativa faz parte do projeto Transformação de Mercado de Eficiência Energética no Brasil (Projeto 3E) e é voltada para as edificações comerciais e públicas. O objetivo é contribuir com a economia de até quatro milhões de MWh de eletricidade nos próximos 20 anos, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até dois milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq).

Nesse contexto, as metodologias de medição e verificação são parte essencial de projetos que buscam atingir a eficiência energética, uma vez que são as responsáveis pela análise dos resultados gerados pelo projeto e pela confirmação de sua eficácia em contribuir para a diminuição das emissões de carbono.

Serviço

Curso para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP)

Data: 7 a 10 de fevereiro

Local: Aneel, SGAN 603 módulos I e J – Brasília/DF

Inscrições: [email protected]

Curso sobre o Guia de Medição e Verificação

Data: 13 a 15 de fevereiro

Local: Aneel, SGAN 603 módulos I e J – Brasília/DF

Inscrições: [email protected]

Acesse o edital aqui

 

(2865)

logo
Fechar
Abrir
logo