- Publicidade -

Mitos e verdades sobre o universo do vinho

Joana Neuding, especialista em vinhos, revela algumas curiosidades sobre o delicioso mundo do vinho.

Queijos e vinhos, diferença de estilos e harmonização. Um mundo de curiosidades e sabores. Joana Neuding, sommelière da Vinho Seleto – empresa especializada em vinho, comida e cultura – revela algumas curiosidades e mitos sobre esse rico universo.

- Publicidade -

1- Queijo só harmoniza com Vinho Tinto!

Mentira: Diferente do que todos pensam, queijos harmonizam melhor com vinhos brancos e espumantes. O vinho de sobremesa também é um bom companheiro para a iguaria. “É claro que essa é uma generalização e tudo vai depender da variedade do queijo, do terroir, do produtor, do tempo de maturação, cremosidade e teor de umidade, da acidez, do quão salgado e gorduroso ele é, se possui fungos, especiarias, enfim”, afirma Joana.

Mas, a grosso modo, queijos frescos, frescos curados e brancos moles, acompanham bem um espumante ou, ainda, um Sauvignon Blanc. As variedades semimoles da iguaria combinam com um Riesling ou um Gewürztraminer, ambos brancos.

O vinho tinto ganha a cena apenas quando a harmonização é feita com queijos duros. Aqui vale um tinto, bem encorpado. Italiano ou francês são excelentes pedidas.

- Publicidade -

Já os queijos azuis, ou com fungos, pedem um bom vinho de sobremesa, que pode ser tinto ou branco. Experiente a combinação com o Porto ou com o Sauternes. “É válido lembrar, contudo, que quando o assunto é harmonização, existem dicas importantes que podem melhorar a experiência, mas nunca devemos desprezar preferências pessoais e testes empíricos”, conclui a sommelière.

2- O Champagne se inventou sozinho!

Verdade: O champagne, o espumante mais famoso do mundo, se inventou sozinho. Don Perrignon foi muito importante para melhorar a qualidade do vinho na região e também famoso por “domar as bolhas”, causadas por algumas leveduras que continuavam fermentando a bebida já pronta dentro da garrafa.

- Publicidade -

“Essas leveduras ‘dormiam’ durante o inverno e, com a chegada da primavera, elas ‘acordavam’ e continuavam a fermentar o líquido, causando bolhas e estourando as rolhas. Foi um longo processo até que Don Perrigon conseguisse domar esses copos gasosos e chegássemos à bebida que temos hoje”, explica Joana.

3- Todo vinho deve ser decantado!

Mentira: Nem todo o vinho deve ser decantado. Decantar serve para abrir o vinho, ele precisa respirar para soltar os aromas que estão presos e vai ser mais agradável na hora de beber. Normalmente vinhos muito encorpados, com muito tanino e álcool ou vinhos antigos. Cuidado com vinhos antigos delicados porque ao decantá-los você pode “matá-lo”.

Decantar o vinho também tem a função de filtrar as borras que ficam no fundo da garrafa.

4 – O vinho branco é exclusivamente produzido com uvas brancas!

Mentira: Parece impossível, mas o vinho branco também pode ser feito com uvas vermelhas. O que será aproveitado na produção do vinho é a polpa, que é incolor. O mosto, não entrará em contato com a casca escura, ou seja, o processo deixará o vinho branco. Um exemplo é o Champagne, que muitas vezes tem a uva tinta Pinot Noir.

Se consumido com moderação, o vinho pode ser ótimo para a saúde. E não faltam estudos comprovando este fato.

Melhor ainda se o vinho for orgânico, saiba tudo sobre eles aqui.