Inicio Arquitetura & Design Minhocão ganhará 40 jardins verticais

Arquitetura & Design

Minhocão ganhará 40 jardins verticais

Os jardins trazem inúmeros benefícios ambientais, entre eles contribuem na filtragem da poluição do ar.

15 de outubro de 2015 • Atualizado às 18 : 45

As plantas auxiliam no controle da umidade e funcionam como barreira acústica. | Foto: Cesar Ogata/Secom

Minhocão ganhará 40 jardins verticais
761
0

Em março deste ano, a Prefeitura de São Paulo decretou que a compensação ambiental das empresas poderia ser realizada por meio de obras como jardins verticais e coberturas verdes na cidade. A primeira companhia interessada apareceu ontem (14) com a proposta de converter R$ 12 milhões em jardins verticais no corredor do famoso Minhocão.

Além de melhorar a paisagem urbana, os jardins contribuem na filtragem da poluição do ar, reduzindo-a em até 30%, e diminuem em até 7ºC a sensação térmica do edifício onde estão instalados. As plantas auxiliam também no controle da umidade e funcionam ainda como barreira acústica.

A estimativa é que até 40 empenas cegas [paredes lisas e externas de edifícios, sem abertura a iluminação, ventilação e insolação] sejam beneficiadas com o projeto, que será patrocinado pela empresa Tishman Speyer.

“O procedimento agora é obter a autorização dos condomínios para a instalação das empenas e a apresentação do projeto de cada empena para ser aprovado pelo Verde [secretaria]. Eles [condomínios interessados] têm que apresentar um projeto, os técnicos têm que avaliar o tipo de muda, as especificações de cada empena, tem uma série de questões técnicas, mas da parte da empresa a disposição é máxima em fazer ali o quanto antes”, afirmou o prefeito.

Para auxiliar os moradores dos condomínios, o prefeito afirmou que pretende regulamentar um termo de compromisso permitindo que outras empresas realizem a manutenção dessas estruturas em troca da assinatura do patrocínio, ou seja, da exibição das marcas dos responsáveis pela conservação.

(761)

logo
Fechar
Abrir
logo