- Publicidade -

Minas Gerais sedia fórum internacional sobre “Cidades Sustentáveis”

Nos dias sete e oito de maio o Minascentro recebe o SUSTENTAR 2014 – 7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável.

Nos dias sete e oito de maio o Minascentro recebe o SUSTENTAR 2014 – 7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável. O evento propõe reunir 200 palestrantes e a expectativa é que aproximadamente cinco mil pessoas passem pelo local nos dois dias de evento. Para participar, basta entrar no site e realizar sua inscrição.

- Publicidade -

O evento, que é considerado o maior fórum de sustentabilidade da América Latina, vai receber 11 atividades simultâneas. Entre elas estão painéis, workshops, mesas redondas, palestras sobre temas como mudanças climáticas, economia verde, sustentabilidade ambiental, mobilidade urbana, entre outros.

Confirmaram presença representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo, iniciativa privada, setores empresarial e industrial, pesquisadores, ONGs, acadêmicos, estudantes e civis.

Este ano, o Instituto Sustentar, responsável pela concepção e organização do fórum, elegeu o tema “Cidades Sustentáveis” para nortear as discussões.  A finalidade é promover um debate sobre projetos e soluções para melhorar a qualidade de vida, mobilidade urbana, o consumo sustentável e o futuro das cidades.

“Facilitar a organização da sociedade e fornecer estímulos com base em modelos que promovam a sustentabilidade é a nossa meta. Outro objetivo é conectar, convidar e inspirar pessoas, governos e mercados para dar concretude a um futuro sustentável e fazer a diferença na vida diária de cada cidadão”, reforça a coordenadora institucional do Sustentar, Jussara Utsch.

- Publicidade -

Entre os conferencistas internacionais que participarão de fóruns no Minascentro está o ambientalista australiano Paul Gilding. Considerado o líder do pensamento internacional e militante da sustentabilidade, ele trabalhou como diretor do Greenpeace International e atualmente é membro do corpo docente do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge. Gilding é o autor do livro A Grande Ruptura, que aborda a insustentabilidade ambiental do consumo moderno e teve edição publicada na Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra e Austrália.

Outro palestrante internacional é o americano radicado no Brasil, Philip Fearnside, cientista especializado em climatologia e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e vencedor o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Ele o pesquisador falará sobre o impacto das mudanças climáticas e o desmatamento na Amazônia. 

Entre os palestrantes nacionais está Virgílio Viana, engenheiro florestal e PhD em biologia evolutiva da Universidade de Harvard. Virgílio publicou mais de dez livros e centenas de trabalhos e artigos. Atualmente ele é consultor internacional na international institute for Environment and Development (IIED/UK) e Professor Convidado do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA).

- Publicidade -