Inicio Vida Sustentável Microgreens: saiba o que são e como cultivá-los de forma orgânica

Vida Sustentável

Microgreens: saiba o que são e como cultivá-los de forma orgânica

Ao contrário dos brotos, os microgreens são versões bem menores já desenvolvidas das plantas.

2 de maio de 2017 • Atualizado às 09 : 33

O cultivo dos vegetais migrogreen é muito fácil. | Foto: iStock by Getty Images

Microgreens: saiba o que são e como cultivá-los de forma orgânica
3.15K
0

Os microgreens surgiram na Califórnia, Estados Unidos, na primeira década do século XX e atualmente são utilizados nas mais finas cozinhas ao redor do mundo. De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, ao contrário dos brotos, os microgreens são versões bem menores e já desenvolvidas das plantas. Os vegetais migrogreen fazem sucesso com o público consumidor tanto por serem fáceis de cultivar quanto por se tratar de uma versão mais atrativa de alimentos considerados não tão saborosos.

Existem benefícios no consumo de microgreens?

Embora existam correntes divergentes acerca do valor de nutrientes do alimento microgreen, é certo que, com relação ao sabor, ao aroma e a aparência nos pratos o microgreen é uma opção mais viável. Quando colhido antes de seu uso, o microgreen preserva suas principais características e oferecem um resultado final impecável.

Para grandes cozinheiros, o mini green é uma forma de complementar a decoração dos pratos, principalmente com minileaves, ou seja, as pequenas folhas que também são colhidas. Além disso, não há desperdício quando se utiliza o microgreen, uma vez que a colheita é feita diretamente abaixo da superfície e seu tamanho facilita o aproveitamento da planta como um todo.

Foto: iStock by Getty Images

Variedades

Por utilizar sementes comuns, os microgreens possuem uma infinidade de variedades a serem produzidas, no entanto, algumas se destacaram no mercado e chamam a atenção pela irreverência, entre elas estão brócolis, mostarda dijon, alfafa, couve flor, chia, girassol, manjericão, coentro, rabanete, salsinha e diversos temperos.

Para quem busca uma produção colorida e divertida, existe a possibilidade de plantar sementes de diferentes plantas em um mesmo recipiente, criando uma mini horta prática para o dia a dia.

Como realizar o plantio de microgreens

O plantio de microgreens pode ser feito em qualquer lugar, até mesmo em potes de plástico com pouco espaço. As sementes utilizadas são as mesmas da produção convencional de vegetais, no entanto devem ser puras e de alta qualidade.

Para plantar, basta apenas colocar as sementes em um solo bem drenado e cobrir a abertura superior com um plástico para aumentar a umidade do ar e também para proteger a semente do sol. Também é possível plantar mini green em canteiros maiores, porém a mão de obra é ligeiramente maior.

Assim que a planta começar a germinar o plástico deverá ser retirado e a irrigação feita de maneira constante. Alguns produtores de microgreens optam pelo sistema hidropônico de cultivo. A planta deve ficar em ambientes com alta luminosidade para que possam realizar fotossíntese.

Quando começarem a surgir as primeiras folhas, entre o sétimo e o décimo dia após a germinação, o produtor poderá cortar o pé inteiro para consumo, realizando o corte abaixo da camada superior de solo. Vale ressaltar que quanto mais fresco estiver o microgreen, mais saboroso e mais vigoroso ele estará.

Foto: iStock by Getty Images

Plante em qualquer lugar!

O microgreen é uma excelente forma de incentivar o consumo de verduras e legumes, principalmente com crianças. A produção é rápida e os resultados podem ser acompanhados de perto. Produzir o próprio alimento é uma atividade sustentável e importante para o bem-estar humano, em ambientes com pouco espaço o cultivo de mini greens pode ser a solução!

(3154)

logo
Fechar
Abrir
logo