- Publicidade -

Mexicanos trocam armas de fogo por bicicletas

Realizada no bairro mais populoso da Cidade do México, a campanha de desarmamento “Por tu familia, desarme voluntario” convida os cidadãos que possuem armas de fogo a trocá-las por bicicletas. Desde esta segunda-feira (31), mais de 200 bikes foram en

Realizada no bairro mais populoso da Cidade do México, a campanha de desarmamento “Por tu familia, desarme voluntario” convida os cidadãos que possuem armas de fogo a trocá-las por bicicletas. Desde esta segunda-feira (31), mais de 200 bikes foram entregues aos participantes da campanha.

- Publicidade -

No lugar de um gatilho, dois pedais: esta é a iniciativa que as autoridades públicas da Cidade do México tomaram para incentivar o desarmamento dos moradores do bairro de Iztapalapa, uma das localidades mais perigosas da capital mexicana.

A ação foi alavancada depois que um garoto morreu dentro de um cinema do bairro, em consequência de uma bala perdida. Iztapalapa é a segunda área com maior índice de criminalidade da Cidade do México.  Até agora, mais de 200 armas foram recolhidas e trocadas pelas bikes.

No entanto, nem todos os mexicanos acreditam que a campanha de desarmamento diminuirá as altas taxas de criminalidade. Até mesmo a junta militar, órgão responsável por recolher e destruir as armas, duvida da eficiência do projeto, já que a maior parte das armas entregues eram antigas e pertenciam às famílias que preferiram ganhar uma bicicleta.

A ação, realizada pela Secretaria Nacional de Defesa, pela Procuradoria Federal do Consumidor e pela Secretaria de Segurança Pública da Cidade do México, também recolheu as armas de brinquedo que estavam à venda nos mercados, e vai ser implantada em outros bairros da capital mexicana ainda em janeiro.

- Publicidade -

Neste mês, também haverá uma campanha para recolher os brinquedos de apelo violento, que serão trocados por jogos didáticos e entregues às crianças que participarem da iniciativa. Além das bikes, a campanha de desarmamento também entrega dinheiro, computadores e brinquedos. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

- Publicidade -