- Publicidade -

Mexicanos fazem lançamento de satélites de latas de alumínio

Os equipamentos foram capazes de registrar dados de pressão, velocidade e temperatura por até dez minutos na atmosfera.

Os estudantes dos cursos de engenharia e física da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) lançaram na atmosfera satélites com latas de alumínio usadas. Chamados de CanSats, os equipamentos produzidos com materiais reciclados são leves e capazes de oferecer dados sobre temperatura, pressão e velocidade.

- Publicidade -

De acordo com uma publicação universitária mexicana, os CanSats conseguiram atingir uma altura aproximada de quatro quilômetros e a queda livre durou até dez minutos, tempo em que os dispositivos instalados nas latinhas captaram as informações da atmosfera e transmitiram-nas para alguns computadores.

Os satélites de lata foram enviados ao céu com uma série de dispositivos eletrônicos, protegidos por espumas e plásticos, responsáveis por proteger o material. A equipe também apostou em paraquedas – além de garantirem maior tempo de queda livre, preservaram o equipamento, que pode ser reaproveitado em outros lançamentos.

Com o aprimoramento das experiências, a tendência entre os pesquisadores é desenvolver tecnologias mais eficientes para a produção sustentável de satélites, além de colaborar para a reciclagem das latinhas, encontrando uma aplicação na ciência para o resíduo, que tem alto valor nas cooperativas de reciclagem e tem potencial de aproveitamento na indústria da moda e do design.

Antes de ser viabilizado como alternativa aos satélites convencionais de alto desempenho, a comunidade acadêmica acredita que a versão de lata terá um uso mais comum nas experiências dentro das universidades. Os CanSats foram testados em uma competição, realizada pela própria UNAM.

- Publicidade -

Os satélites feitos de latas de alumínio também vêm sendo desenvolvidos em outras partes do mundo, como nos EUA e em alguns países europeus. No Brasil, a Agência Espacial Brasileira havia programado uma competição para este ano, mas, de acordo com o blog CanSat Brasil, o evento não será realizado em 2013. “Fui informado que este ano não deu, pois o prazo era curto. Por outro lado, a competição de 2014 já está sendo preparada”, publicou o blog no final de junho.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -