- Publicidade -

Metrô e ônibus são os meios de transporte mais lentos em SP e RJ

O estudo buscou detectar quanto tempo os moradores dessas cidades gastam nos deslocamentos casa-trabalho

Paulistanos e cariocas são reféns do trânsito. Foi essa a conclusão a que chegou a PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), após avaliar a mobilidade urbana das duas cidades durante três dias úteis.

- Publicidade -

O estudo buscou detectar quanto tempo os moradores do Rio de Janeiro e São Paulo gastam nos deslocamentos casa-trabalho. Para isso, quatro participantes simularam trajetos de ida e de volta ao trabalho, das 8h às 17h30.

Os que saíram do Rio de Janeiro foram da Barra da Tijuca até o Centro, totalizando 28 km. Já os de São Paulo tiveram o Brooklin como ponto de partida e também foram até o Centro da cidade, um trajeto de 14 km. Foi analisado o tempo de chegada em cada tipo de modalidade de transporte.

De todos os meios, o que mais apresentou problemas em ambas as cidades foi o transporte público. No metrô do Rio havia vagões sujos, mal conservados e com pausas prolongadas. Enquanto que no metrô de São Paulo o principal problema era a lotação dos vagões.

Em relação ao ônibus, no Rio, o trajeto foi realizado em maior tempo, em São Paulo, além da integração houve várias interrupções ao longo do trajeto, aumentando mais o tempo de viagem.

- Publicidade -

Andar de moto foi mais rápido e simples nas duas cidades, sendo que na capital paulista o trajeto foi facilitado pelas faixas específicas para esse meio de transporte. Já de carro, houve dificuldades no trajeto de ida no primeiro dia e na volta do segundo dia no Rio, enquanto que o motorista paulistano sofreu um congestionamento em que foi gasto o dobro do tempo na volta.

“Em resumo, ao somarmos todos os tempos de deslocamento com cada meio de transporte em cada cidade, a ordem de permanência no trânsito no Rio e em São Paulo foi a mesma: moto, carro, metrô e ônibus”, concluiu a PROTESTE.

Veja abaixo o gráfico com os resultados do estudo: 

- Publicidade -

Redação CicloVivo