- Publicidade -

Mergulhadores fazem operação para retirar 1 ton de lixo do Lago Paranoá

Entre os itens retirados do lago estão principalmente latas de bebida, garrafas PET e sacos plásticos.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mergulhadores fizeram, no último domingo (3), uma ação de limpeza no Lago Paranoá, em Brasília, com a expectativa de retirar uma tonelada de lixo das águas. Entre os itens retirados do lago estão principalmente latas de bebida, garrafas PET e sacos plásticos.

- Publicidade -

Essa é a segunda ação de limpeza do lago que o grupo de mergulhadores de escolas do Distrito Federal faz este ano. A atividade foi organizada a convite do projeto Na Praia, um evento de lazer produzido por empresa privadas que reproduz uma praia às margens do Lago Paranoá.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cada mergulhador que voltava do lago trazia um saco com lixo e despejava o conteúdo que ia sendo acumulado em pilhas. No final da manhã, era possível ver grande quantidade de latas de cerveja e refrigerante, garrafas de bebidas de vidro e PET, cocos, pneus, sacolas plásticas. Havia também pedaço de vidro, boné, sandália, sapato e óculos de mergulho.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O mergulhador e proprietário de um escola de mergulho no DF, Thiago Abreu, diz que em outras ações já se encontrou até sofá, colchão e uma arma, nas águas do Lago Paranoá. De acordo com Thiago, as margens de píeres são os locais onde mais se concentra o lixo já que também é onde há maior aglomeração de pessoas para o lazer.

Thiago Abreu conta que ao longo do ano os mergulhadores fazem atividades de limpeza como essa e destaca a que é feita regularmente no mês de setembro, em parceria com o Governo do Distrito Federal, quando há uma mobilização mundial pela retirada de lixo de mares, rios e lagos.

- Publicidade -

O mergulhador ressalta a importância ambiental de recolher o lixo atirado do Lago Paranoá. “É uma ação de cunho social e ambiental em prol da limpeza do lago. As garrafas PET que retiramos podem ser recicladas e os pneus, utilizados nos píeres. Encontramos itens que poluem o lago por anos como as latinhas, que demoram muitos anos para deteriorar”, disse. Segundo Thiago Abreu, cerca de 40 mergulhadores de três escolas participaram do evento de hoje.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Lago Paranoá é um lago artificial com 48 quilômetros quadrados de área. Formado pelas águas represadas do rio Paranoá, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade na região.

Por Yara Aquino – Agência Brasil

- Publicidade -