Inicio Vida Sustentável Guru da organização ensina a manter ordem em casa mesmo com crianças

Vida Sustentável

Guru da organização ensina a manter ordem em casa mesmo com crianças

Parece mesmo impossível pensar que tudo pode ficar em seu lugar.

10 de outubro de 2017 • Atualizado às 10 : 57

Foto: iStock by Getty Images

Guru da organização ensina a manter ordem em casa mesmo com crianças
648
0

Muitas pessoas que leem “A mágica da arrumação” – livro de maior sucesso da especialista em organização Marie Kondo -, se perguntam como manter tanta ordem tendo filhos em casa. Parece mesmo impossível pensar que tudo pode ficar em seu lugar, mas a verdade é que a japonesa também tem filhos e, se ela consegue, você também pode conseguir.

Na verdade, os dois filhos vieram depois do lançamento de seu best-seller e agora ela admite que alguns ajustes em seus métodos de organização precisaram ser feitos. As dicas dela, concedidas em entrevista ao Wall Street Journal,  podem ajudar quem têm crianças ainda pequenas e pouco tempo de sobra.

Limitar

A partir do momento que você sabe que terá um filho, separe exatamente o espaço em sua residência que será ocupado com as coisas dele ou dela. Foi isso que Marie Kondo fez conversando com seu marido. Saiba quantas gavetas serão ocupadas para cada item e onde ficará cada coisa. A partir do momento que você tem o lugar certo e já pré-determinado, não sobrará espaço para excessos. Leve sempre em consideração que, se o bebê ainda não nasceu, você certamente receberá presentes e eles terão que caber no espaço que limitou. Quem já possui filhos, também pode aplicar o método daqui para frente.

Ensinar

Como tudo que se possa imaginar, os filhos aprendem com seu exemplo. Se você for organizado desde o início, ele vai crescer e querer te copiar, seguindo suas ideias sem que você perceba. Com crianças maiores, ensine-os onde está o cesto para colocar a roupa suja, onde colocar os sapatos e os brinquedos -, e não faça por eles os que eles podem fazer sozinhos (sempre com cautela e de acordo com as limitações da idade, por favor). Marie Kondo conta que a filha de dois anos já tente dobrar as roupas como ela, “embora eu conserte secretamente quando ela não está olhando”.

Organizar

Ao invés dos métodos mais bruscos, de arrumações por categorias. Marie agora admite que pais ocupados dificilmente terão tempo de sobra, então a dica é fazer o que puderem por etapas. Ao invés de arrumar um armário inteiro, por exemplo, organize somente um tipo de peça por vez.

Bônus CicloVivo

Essa dica é para quem se cobra demais. Cuidar de uma criança já demanda bastante esforço, dedicação e tempo, por isso quem tem pequenos bagunceiros em casa não precisa se culpar ou se desesperar. Para manter a organização, busque uma rede de apoio: não tenha vergonha de pedir ajuda dos amigos, familiares e companheiros ou companheiras. Vão ter dias que sua casa estará de cabeça para baixo sim e tudo bem. 

Redação CicloVivo

(648)

logo
Fechar
Abrir
logo