Inicio Cidadania Máquina troca recicláveis por desconto no metrô ou na conta de luz em SP

Cidadania

Máquina troca recicláveis por desconto no metrô ou na conta de luz em SP

A própria máquina executa a recarga do Bilhete Único e calcula o desconto na conta de luz.

10 de março de 2016 • Atualizado às 09 : 56

Uma latinha vale 15 pontos, e qualquer tamanho de garrafa plástica rende dez pontos. | Foto: Divulgação

Máquina troca recicláveis por desconto no metrô ou na conta de luz em SP
13.94K
0

Passageiros da Linha 4-Amarela de metrô de SP podem dar destino correto às latas de alumínio e garrafas plásticas, ajudar a preservar o meio ambiente e, ainda, receber créditos no Bilhete Único ou ter desconto na conta de luz. Esses benefícios são possíveis graças às máquinas de reciclagem que estão instaladas nas plataformas das estações Faria Lima e Pinheiros.

Os resíduos coletados pelas máquinas nas duas estações serão destinados à ONG Vira-Lata que, desde 2001, tira da informalidade catadores que trabalhavam nas ruas ou em lixões. O sistema de reciclagem chamado Retorna Machine foi instalado na Linha 4-Amarela em parceria com a startup Triciclo.

Para descartar as embalagens, o usuário precisa  acessar o terminal da máquina e criar um perfil com nome de usuário, e-mail e senha. Cada pessoa cadastrada pode descartar até dez embalagens por dia, que podem ser latinhas e garrafas plásticas de 350 ml até 2,5 litros.

Para que o sistema de coleta funcione, é preciso que os objetos descartados tenham código de barras, para que a máquina possa fazer a contagem e atribuir os pontos que ficarão armazenados na conta do usuário. O participante poderá resgatar esses pontos para crédito no Bilhete Único quando quiser.

Pontuação

Uma latinha vale 15 pontos, e qualquer tamanho de garrafa plástica rende dez pontos. A cada 20 pontos, o usuário obtém R$ 0,07 de crédito no Bilhete Único. A própria máquina executa a recarga do cartão. Já para desconto de R$ 0,27 na conta de luz são necessários cem pontos.

 

(13941)

logo
Fechar
Abrir
logo