Ícone do site

Máquina troca garrafas plásticas por bilhetes de metrô e créditos no celular

Somente através deste projeto a cidade chega a reciclar 15 mil toneladas de garrafas plásticas ao ano.

Published 05/09/2014

Na China existe uma forma alternativa de pagar os bilhetes do metrô ou colocar uma carga extra de crédito no celular. Ao invés de ir até a bilheteria e pagar pelo serviço, a pessoa pode apenas se dirigir a uma máquina de reciclagem, depositar umas garrafas e receber a recompensa.

O modelo aplicado na capital chinesa segue os mesmos padrões de outros dois exemplos já mostrados no CicloVivo. Na Turquia, as garrafas são trocadas por ração para alimentar cães abandonados e na Austrália é possível depositar o material reciclável em troca de cupons que valem comida, passeios, entre outras coisas.

De acordo com o site Recycling Today, Pequim já conta com 34 máquinas de troca espalhadas pela cidade. Quando o projeto teve início, em 2012, eram apenas dez aparelhos disponíveis, mas conforme a tecnologia foi se desenvolvendo e os resultados foram aparecendo, o investimento aumentou.

De acordo com as autoridades locais, somente através deste projeto a cidade chega a reciclar 15 mil toneladas de garrafas plásticas ao ano. E, com o aumento na capacidade do sistema, a expectativa é de que os índices da reciclagem sejam ainda melhores.

As máquinas estão instaladas em pontos estratégicos, nas proximidades das estações de metrô e são automatizadas, capazes de reconhecer o tipo de garrafa que está sendo depositado e calcular a recompensa equivalente.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile