- Publicidade -

Máquina transforma CO2 e hidrogênio em combustível limpo

O sistema foi instalado em uma plataforma capaz de recicladas diariamente 3,2 toneladas de dióxido de carbono.

A empresa alemã Sunfire Gmbh criou uma tecnologia que pode revolucionar a indústria de combustíveis. De acordo com a companhia, o sistema é capaz de transformar água e CO2 em um combustível limpo, fazendo uma espécie de caminho inverso ao da gasolina, por exemplo.

- Publicidade -

A tecnologia foi apelidada de “Power-to-Liquid” e depende de três itens para funcionar: eletricidade (proveniente de uma fonte limpa), hidrogênio e dióxido de carbono. O processo começa com células eletrolizadoras de óxido sólido convertendo a energia em vapor. Na etapa seguinte o oxigênio é retirado e o hidrogênio é misturado ao CO2, obtido na própria atmosfera ou residual de outras fontes energéticas.

Essa fórmula permite que o dióxido de carbono seja transformado apenas em CO, monóxido de carbono, e o hidrogênio passa a ter dois átomos. Quando passam pelo processo seguinte, chamado de Fischer-Tropsch, o CO e o H2 são transformados em um combustível limpo.

O sistema foi instalado em uma plataforma capaz de recicladas diariamente 3,2 toneladas de dióxido de carbono, o suficiente para produzir um barril de combustível por dia. A máquina ainda não está disponível para vendas, mas a empresa pretende fazer isso até 2016. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -