- Publicidade -

Qualquer pessoa interessada em criar espaços de convivência na cidade de São Paulo agora poderá ver seu desejo se tornando realidade. Isso porque a própria prefeitura disponibilizou um material para ajudar os paulistanos a se organizarem pela ampliação das áreas de lazer.

- Publicidade -

Chamados de “parklets”, esses espaços temporários de lazer são instalados sobre vagas de estacionamento em espaços públicos destinadas aos automóveis. A ideia, que surgiu em São Francisco (EUA), ganhou adesão em São Paulo por meio de um decreto, assinado pelo prefeito Fernando Haddad em abril, que regulamenta a criação dessas áreas na cidade.

A instalação dos parklets pode ser de iniciativa da administração pública, como também de pessoa física ou jurídica. Nos dois últimos casos, é preciso que o solicitante assine um termo de compromisso de instalação, manutenção e remoção da área. Em seguida, a subprefeitura vai averiguar o pedido e publicar um edital para conhecimento público da ação.

O manual explica todo o processo passo a passo, dividido em como implantar, projetar, construir e gerir. Além disso, explica que a proposta deve atender às normas técnicas de acessibilidade, estabelecidas pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) e pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU). Faça aqui o download do Manual para Instalação de Parklets.

- Publicidade -

Redação CicloVivo