- Publicidade -

Malasianos transformam plataformas petrolíferas abandonadas em estruturas habitáveis

Designers malasianos têm ideia inovadora de transformar plataformas de petróleo, que não estão mais em funcionamento, em estruturas habitáveis. As fontes de energia renováveis são as características mais significativas deste projeto.

Os designers malasianos Ku Yee Kee e Hor Sue-Wern têm uma ideia inovadora de revitalizar plataformas de petróleo, que não estão mais em funcionamento, em estruturas habitáveis. 

- Publicidade -

Com a conservação do meio ambiente sendo fator de vital importância, a preocupação com as fontes de energia renováveis são temas essenciais. Estas duas coisas são as características mais significativas deste modelo. Este habitat sustentável irá utilizar a energia solar, colhida com uma grande membrana fotovoltaica localizada no telhado, enquanto as turbinas eólicas estarão localizados em pontos estratégicos ao longo das quatro fachadas. Além disso, a estrutura contará com coletores de energia das marés, na parte inferior que servirá como fonte extra de energia. 

Este projeto explora a possibilidade de viver na plataforma de petróleo, acima e abaixo do nível do mar. A população em geral viveria fora da água enquanto os pesquisadores especializados, como os biólogos marinhos e similares, terão escopo para trabalhar em laboratórios submarinos. A entre-zona será usada para áreas de habitação e lazer. As estruturas existentes poderiam ser reforçadas com o uso de vigas de aço periférica, que permitem o vento de alta velocidade filtrar através da plataforma, sem obstruções. 

Esta pode ser a solução que muitas plataformas petrolíferas abandonadas estão procurando. Em 2010, uma investigação revelou que existem cerca de 27 mil plataformas de gás e petróleo no Golfo do México, local onde ocorreu o acidente com a empresa British Petroleum, em território americano. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter