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Mais de 95% das ruas de Copacabana terão ciclovias

Obras iniciadas na segunda (13) vão colocar faixas exclusivas para ciclistas em quase todas as ruas do bairro da zona sul.

As pessoas que utilizam as bicicletas como meio de transporte na zona sul do Rio de Janeiro ganharam nesta segunda (13) um motivo para comemorar: isso porque a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início às obras que vão colocar ciclovias em quase todas as ruas de Copacabana, incluindo no bairro quase 14 km de extensão para os ciclistas pedalarem com segurança.

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De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pelas obras que tiveram início nesta segunda-feira, as novas ciclovias têm por objetivo facilitar o uso da bike na cidade, evitar conflitos com motoristas e pedestres e também ordenar o trânsito. Indiretamente, a criação das faixas exclusivas também aumenta o número de pessoas que adotam a bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia.

A fim de garantir a segurança de todas as pessoas que circulam pelas ruas, foi determinado para as ciclovias um limite de velocidade de 30 quilômetros por hora, também chamado de “zona 30”. Quase todas as faixas serão compartilhadas – exceto na Rua Toneleiro, que será a única a receber um quilômetro de ciclofaixa segregada.

Diariamente, cerca de 60 mil viagens de bicicleta são realizadas em Copacabana, bairro da zona sul do Rio que possui a maior utilização das bikes. Deste total, 12 mil deslocamentos são realizados por entregadores, segundo os dados da ONG Transporte Ativo, apurados pela reportagem do G1.

Entre as ruas sem ciclovias, apenas aparecem a Nossa Senhora de Copacabana, Barata Ribeiro e Princesa Isabel – únicas contempladas pelo BRS –  que não terão as faixas exclusivas para ciclistas. O túnel Major Vaz e a Avenida Atlântica oferecerão a faixa segura para os ciclistas.

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Redação CicloVivo