- Publicidade -

Maior selo de sustentabilidade do mundo chega ao Brasil

Norma BREEAM é a mais utilizada no mundo para avaliação e certificação da sustentabilidade de construções.

O Grupo BRE, líder britânico em ciência da construção, abriu uma unidade de negócios em São Paulo, para oferecer ao mercado brasileiro uma gama de produtos, ferramentas e normas de design e construções sustentáveis. O escritório local foi inaugurado pelo CEO do BRE, Dr. Peter Bonfield, que assinou um acordo de parceria com a Sustainable Hub, consultoria nacional de sustentabilidade nos negócios.

- Publicidade -

O grupo desenvolveu a norma BREEAM, método mais utilizado no mundo para avaliação e certificação da sustentabilidade de construções. Peter Bonfield também assinou um acordo com a Universidade de Brasília para a implantação do Centro de Excelência da entidade na instituição, com o apoio da BRE Trust, braço beneficente do grupo. 

Em colaboração com a indústria da construção, a BRE Trust mantém um fundo de pesquisas destinado a cinco Centros Universitários de Excelência em instituições do Reino Unido, que desenvolvem estudos de soluções para os desafios do ambiente construído.

O Centro Universitário para Comunidades Integradas e Sustentáveis da BRE na Universidade de Brasília (UnB) será o primeiro fora do Reino Unido. A BRE Trust está financiando uma cátedra nesta instituição, cuja titular é a professora Raquel Naves Blumenschien, arquiteta renomada em estudos de desenvolvimento sustentável, e que será a diretora do novo centro.

A BRE Trust e a UnB já são parceiras em outros projetos, como o Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC), localizado no campus da universidade no Gama, cidade a cerca de 30 quilômetros de Brasília. Baseado no modelo do Parque de Inovações do BRE em Watford, no Reino Unido, o PISAC testa a resistência de vários materiais a efeitos de mudanças climáticas, assim como diferentes modelos de construção que prezam o conceito de sustentabilidade.

- Publicidade -

A presença da entidade no país começou com um acordo assinado com o Ministério de Ciências e Tecnologia do Brasil, em agosto de 2012. Para o grupo, este ato define a intenção do governo brasileiro e da indústria local de trabalhar em estreita colaboração com o grupo britânico em um programa crescente de pesquisa, inovação, normas e certificação em sustentabilidade, com foco nos desafios e oportunidades do ambiente construído no Brasil.

“A missão do BRE é conduzir mudanças positivas em todo o ambiente construído, através das pesquisas que realiza e das ferramentas e normas que desenvolve. Estamos ansiosos por trabalhar em conjunto com os novos parceiros brasileiros em São Paulo e Brasília e para entregar os melhores resultados para o país em um momento tão importante de crescimento e desenvolvimento em seu ambiente construído”, disse Peter Bonfield.

A unidade brasileira oferecerá serviços de consultoria, certificação e treinamento. Na área de consultoria, desenvolve estratégias de sustentabilidade empresarial para grandes corporações no varejo, bancos e outros setores privados.

- Publicidade -

Também contará com equipe capacitada para avaliar e certificar empresas de acordo com a norma internacional de sustentabilidade BREEAM, utilizada em mais de 50 países. São as certificações BREEAM International New Construction 2013, BREEAM In-Use, para construções existentes, e BREEAM Comunidades.