- Publicidade -

Maior projeto de mineração do Brasil pode ser construído ao lado de Belo Monte

Plano apresentado por empresa canadense pode causar sérios impactos socioambientais

A maior planta de mineração de ouro a céu aberto do Brasil pode ser construída nas imediações de Belo Monte. O projeto Belo Sun, da empresa canadense que leva o mesmo nome, está prestes a receber licença ambiental. A Funai não se manifestou sobre o assunto e a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema-PA),  acatou as exigências de construção, propostas pelo Ministério Público.

- Publicidade -

De acordo com a Sema-PA, a minuta de licença prévia e o parecer técnico da obra foram encaminhados na última quarta-feira (10) para análise da viabilidade socioambiental à consultoria jurídica do órgão do Projeto Volta Grande, no rio Xingu. A análise deverá levar em conta os documentos apresentados pela empresa, que já reúnem estudos sobre os impactos que a construção da planta de mineração.

No relatório, a empresa canadense aponta os possíveis efeitos que a área de mineração aurífera pode causar às comunidades locais, além de abordar as principais consequências relacionadas com a proximidade com a futura usina hidrelétrica de Belo Monte – situada a apenas 10 km do projeto Belo Sun.

O Instituto Socioambiental (ISA) analisou as implicações do projeto e concluiu que ainda é impossível prever os impactos da mineração após o início das operações da usina hidrelétrica de Belo Monte. “A questão indígena é especialmente importante, pois os impactos sobre os índios foram completamente ignorados no EIA original, o que torna incompletos os dados sobre os impactos negativos apresentados nas audiências anteriores", relatou o advogado Leonardo Amorim, no site do Instituto Socioambiental.

O processo, encaminhado para fase de consultoria jurídica, pode ser acompanhado no link.

- Publicidade -

Redação CicloVivo