- Publicidade -

Maior fazenda em cobertura do mundo produz 10 mi de vegetais orgânicos por ano

Ela ocupa 7 mil metros quadrados do topo de uma fábrica em Chicago.

A maior fazenda na cobertura de um edifício do mundo ocupa 7 mil metros quadrados do topo de uma fábrica em Chicago, nos EUA. A colheita anual da fazenda urbana é de quase 10 milhões de verduras e ervas, totalmente orgânicas. Seu funcionamento é feito com energia renovável.

- Publicidade -

Criada pela empresa Gotham Greens em 2015, ela está situada no topo de um fábrica de cosméticos sustentáveis, no bairro de Pullman, em Chicago.

Gotham-Greens-Chicago-rooftop-farm1-1020x610
Foto: Divulgação / Gotham Greens

Parte da cobertura (cerca de 2 acres) é coberta por estufas equipadas com controle climático, fazendo com que seja possível o cultivo de verduras e hortaliças ao longo de todo ano, mesmo com o inverno rígido da cidade, com ventos frios e fortes nevascas.

A fazenda fornece vegetais para mais de 200 estabelecimentos locais, como redes de supermercado e diversos restaurantes, estando o alimento disponível para compra no mesmo dia em que foi colhido.

Method-Chicago-Gotham-Greens-worlds-largest-greenhouse-1020x610
Foto: Divulgação / Gotham Greens

Uma equipe de cinquenta trabalhadores mantém a fazenda, onde todos os vegetais e ervas são cultivados sem pesticidas usando métodos sustentáveis. O ambiente de estufa com clima controlado depende de equipamentos de alta tecnologia para crescer até trinta vezes mais do que um cenário agrícola tradicional. A fazenda ainda funciona cem por cento com energia renovável, produzida por meio de placas solares fotovoltaicas no estacionamento da fábrica e uma enorme turbina eólica.

- Publicidade -
Method-Chicago-Gotham-Greens-worlds-largest-greenhouse-banner-1020x399
Foto: Divulgação / Gotham Greens
Method-Chicago-Gotham-Greens-worlds-largest-greenhouse-6-1020x610
Foto: Divulgação / Gotham Greens

A empresa Gotham Greens também possui outras três fazendas urbanas na cidade de Nova York.