- Publicidade -

Descobri uma marca de macarrão integral italiana (sem ovos) simplesmente incrível. O melhor da descoberta? O preço não é nada absurdo! Neste último ano mudei tantos hábitos de consumo, que quando vou ao supermercado, nem sempre encontro produtos que atendam minhas necessidades. Um bom macarrão, por exemplo, tem que ser feito somente com farinha e água (nada de ovos e outros “ingredientes”). Imagina quantas marcas são feitas somente com farinha e água? Bem poucas.

- Publicidade -

Sobre essa couve-flor assada com farofinha de farinha de rosca caseira e nozes. Nem é preciso dizer que ficou uma delícia, certo? Usei pão integral que ficou seco; fatiei, torrei e processei. Além de aproveitar tudinho do meu pão, ainda consegui uma farinha de rosca bem rústica e com sementes. A salsa picada também é caseira: saiu direto da minha mini horta na varanda para o prato!

Macarrão com couve-flor assada

Foto: Monica Hering/Santo Legume
Foto: Monica Hering/Santo Legume

Ingredientes

1 couve-flor pequena, picada em floretes

- Publicidade -

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino2 dentes de alho bem picados (ou espremidos)

1/3 xícara de farinha de rosca (usei a feita em casa com pão integral)

- Publicidade -

1/4 xícara de nozes picadas

1/2 pacote de macarrão do tipo curto (usei integral, sem ovos)

1/2 cebola roxa cortada em tiras

2 colheres (sopa) de alcaparras

3 colheres (sopa) de salsa fresca picada

2 colheres (sopa) de suco de limão

Pimenta calabresa a gosto (opcional)

Foto: Monica Hering/Santo Legume
Foto: Monica Hering/Santo Legume

Modo de fazer

Preaqueça o forno (180°C). Misture os floretes de couve-flor com 1 colher de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Transfira para uma forma pequena (ou travessa refratária) forrada com papel alumínio. Feche como um pacote e leve ao forno por 20 a 25 minutos, ou até que fique macia, mas ainda firme. Cozinhe o macarrão em água com um pouquinho de sal, de acordo com as instruções da embalagem. Drene reservando 1/2 xícara da água do cozimento.

Por Monica Hering do Santo Legume