Inicio Negócios Lucro para causa – uma revolução no modelo de fazer negócios

Negócios

Lucro para causa – uma revolução no modelo de fazer negócios

As empresas são os grandes players do nosso sistema econômico.

2 de maio de 2017 • Atualizado às 11 : 58

As empresas têm um papel decisivo na construção de nosso mundo e de cenários socioambientais. | Foto: iStock by Getty Images

Lucro para causa – uma revolução no modelo de fazer negócios
573
0

Por ONE2030

O Yunus Corporate Action Tank, promovido pela Yunus Negócios Sociais, é um programa que engloba a Capacitação e a Prototipação de Negócios Sociais, e como resultado, a empresa acaba de lançar, juntamente com a Ambev, uma das empresas participantes, seu negócio social voltado à resolução do problema de acesso à água potável no semiárido.

Como parte do projeto, a Ambev lançou uma marca de água, a AMA, prefixo que na língua indígena tupi é usado para várias palavras relacionadas à chuva.

A Ama será vendida como qualquer outra água no mercado. A diferença é que 100% do seu lucro serão reinvestidos em outros negócios sociais que buscam resolver o problema de acesso à água no Brasil. (saiba mais aqui)

“O que Ambev está fazendo é muito inovador e por isso inspirador para outras empresas, pois é a primeira vez que 100% do lucro de um lançamento serão reinvestidos em prol da resolução de um problema social. Trata-se de uma mudança de olhar do foco do negócio”, afirma Evelin Giometti, gestora da área Corporativa da Yunus Negócios Sociais.

A visão do Yunus Corporate Action é ser um programa inspirador (com parceiros como Singularity, ONU, Box 1824) e ao mesmo tempo mão na massa, que integre empresas de setores diversos para que a troca também aconteça na diversidade de pontos de vista.

Reprodução / Yunus

O programa propõe levar as empresas para um futuro ainda emergente. As empresas são os grandes players do nosso sistema econômico, tendo um papel decisivo na construção de nosso mundo e de cenários socioambientais. Queremos despertar as empresas para seu potencial de criar valor para a sociedade de uma forma ativa e integrada ao seu negócio.

“Neste primeiro ano do programa Yunus Corporate Action Tank, já vemos um resultado acima das expectativas com o lançamento da água Ama pela Ambev e outros projetos ainda estão em fase de desenvolvimento pelas empresas e por isso ainda não podem ser divulgados. A versão 2017 do YCAT terá início em maio e vai até outubro. De fevereiro a abril, vamos prospectar outras empresas interessadas para participar” explica Evelin.

A Yunus Negócios Sociais existe no Brasil há quatro anos, mas há um ano começou mais fortemente um trabalho com as grandes empresas. O motivo foi simples, acreditar que com elas é possível buscar impactos maiores e mais rápidos através da construção de negócios sociais. Isso porque as empresas não só possuem uma atuação massiva, seja em investimento, inovação ou capilaridade, mas entendem muito bem de negócio. Para na Yunus, esse é o pensamento chave para a resolução dos problemas sociais de maneira impactante e sustentável ao longo do tempo.

Em 2016, a Yunus deu o primeiro passo com o lançamento de um programa de 12 meses de duração – o Yunus Corporate Action Tank.

Notícia oferecida pela ONE2030.

(573)

logo
Fechar
Abrir
logo