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Londrina pode ter tarifa diferenciada fora do horário de pico

O custo também será reduzido para os que comprarem suas passagens com antecedência.

Há pouco mais de um ano, as principais cidades brasileiras viveram um mar de descontentamento coletivo que foi manifestado nas ruas. Muitos jovens pediram o passe livre para o transporte público e, nessa onda, a Prefeitura de Londrina (PR) começou a estudar a implantação de uma tarifa diferenciada para quem usa ônibus nos horários de menor movimento.

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O custo também será reduzido para os que comprarem suas passagens com antecedência. É o que garante a administração municipal. “Estamos finalizando a redação [do projeto] e vamos enviá-lo [ao Legislativo] ainda neste ano. Basicamente, a ideia é estimular o uso do ônibus fora do horário de pico e, a partir disso, reduzir o custo do transporte”, afirmou o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) ao Jornal de Londrina.

Procurada pelo veículo, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina preferiu não se pronunciar. O órgão afirmou que desconhece o projeto, mas está aberto a discutir iniciativas.

Outra ideia é reduzir o valor para quem opta pelo cartão-transporte, uma medida que deve desestimular o uso de dinheiro visando menos filas e, consequentemente, viagens mais rápidas. Estima-se que 120 mil londrinenses usem o transporte coletivo todos os dias.

Uma medida similar já funciona na capital paulista nas linhas 5-Lilás, do Metrô, e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre 9h e 10h. Nesse horário, a passagem de R$ 3 caem para R$ 2,50.

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Redação CicloVivo