- Publicidade -

Londres inaugura seu maior jardim vertical, com 350m2

Um jardim vertical de 21 metros de altura, contendo dez mil plantas e 16 toneladas de terra, foi inaugurado na capital britânica nesta semana.

Um jardim vertical de 21 metros de altura, contendo dez mil plantas e 16 toneladas de terra, foi inaugurado na capital britânica nesta semana. Com área de 350 metros quadrados, a parede viva, projetada por Gary Grant, da consultoria inglesa Green Roof, se tornou a maior parede de plantas de Londres.

- Publicidade -

Localizado na parte exterior do Hotel Palace, no distrito londrino de Victoria, o jardim é feito com diferentes plantas que foram recomendadas pelo The Royal Horticultural Society como os melhores polinizadores para atrair insetos e animais, como abelhas, borboletas e pássaros para o ambiente urbano.

O muro foi concebido em uma tentativa de reduzir os problemas ambientais locais, tais como inundações e poluição do ar. As 10 mil plantas são irrigadas por água da chuva, que é capturada e armazenada em tanques localizados na cobertura.

"A parede viva é irrigada usando água pluvial, recolhida dos telhados e armazenada em tanques, antes de alimentar a parede, a partir da qual a água se evapora," disse Grant. "Neste sentido, o projeto é um sistema de drenagem sustentável", completou.

- Publicidade -

O prefeito de Londres, Boris Johnson, está promovendo sistemas de drenagem sustentável para combater as inundações na capital, disse Grant. "O distrito de Victoria sofre com enchentes de água de superfície por causa da preponderância de superfícies impermeáveis, tais como estradas e telhados. Ocasionalmente, quando há chuva forte, o sistema de drenagem se sobrecarrega e as inundações acontecem”, explica.

- Publicidade -

A parede também servirá como isolante acústico e térmico para o hotel,  ajudando a amortecer os ruídos da cidade e mantendo os ambientes internos mais frescos no verão e mais quentes durante o inverno. Além disso, a vegetação pode interceptar poluentes microscópicos conhecidos como material particulado, que, em níveis elevados, podem causar doenças respiratórias.

Com informações da Dezeen Magazine.