- Publicidade -

Londres ganha cinema flutuante movido a energia verde

O Floating Cinema é um projeto de revitalização dos corpos hídricos da capital inglesa.

A capital britânica inaugurou o Floating Cinema, um cinema itinerário e flutuante, equipado com um motor híbrido, que utiliza biocombustível. Instalada num poluído canal hídrico de Londres, a intervenção ocupa pouco espaço no cenário urbano. A ação já havia sido realizada anteriormente, em 2011, e faz parte do projeto Extra-Ordinary, que tem por objetivo a revitalização dos canais e corpos hídricos de Londres.

- Publicidade -

Planejado pelos escritórios ingleses Up Projects e Duggan Morris Architects, a intervenção urbana vem conferindo novos usos a um dos canais mais deteriorados do rio inglês, por meio de projeções de filmes que abordam os mais variados temas, quase sempre relacionados à temáticas sociais, artísticas e ambientais no entorno dos rios de Londres. Além disso, a procura pelo cinema flutuante é cada vez maior entre os turistas, que frequentam o local para assistir a vídeos com informações sobre os principais pontos de interesse da capital da Inglaterra.

A estrutura não só exibe as películas, como também recebe performances artísticas que são transmitidas na web, pelo site do projeto. Instalado num barco, o Floating Cinema teve a colaboração das artistas Nina Pope e Karen Guthrie, que também se apresentam no local.

- Publicidade -

“Queríamos que o projeto mostrasse que são os próprios habitantes de Londres que fazem sua cultura extraordinária, realçando algumas destas pessoas e suas atividades. A ideia é garantir que elas estejam no projeto e sejam sua própria audiência ativa”, explicam Nina e Karen, no site do cinema flutuante.

Redação CicloVivo

- Publicidade -