- Publicidade -

Lobo-marinho subantártico é encontrado no litoral norte de São Paulo

Seu aparecimento no litoral paulista se dá por causa das correntes que vêm da Antártica nessa época do ano, como parte de um fenômeno cíclico da natureza.

Um lobo-marinho da espécie Arctocephalus tropicalis foi encontrado na última segunda-feira (15) na Praia de Maresias, em São Sebastião. A equipe do Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos do Instituto Argonauta foi até o local para prestar atendimento e constatou que o animal está forte, não apresenta ferimentos significativos e que parou na praia apenas para descansar. Na manhã seguinte, o animal foi visto em Ilhabela, também no litoral norte paulista, onde permaneceu em seu período de descanso, conforme análise realizada pelos veterinários e biólogos do Instituto.

- Publicidade -

“Esta espécie é comum no extremo sul do nosso continente e nas ilhas que margeiam a Antártica e seu aparecimento no litoral paulista se dá por causa das correntes que vêm da Antártica nessa época do ano, como parte de um fenômeno cíclico da natureza”, explica o oceanógrafo e Presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo.

O animal encontrado é um macho, com cerca de dois anos, mede aproximadamente 1,70 metros e pesa em torno de 90 quilos. A equipe técnica do Instituto realizou a marcação do lobo-marinho com anilha e foram coletados sangue e pelos para pesquisa. Por volta das 16 horas o animal retornou ao mar.

A operação contou com o apoio da Polícia Ambiental e da Defesa Civil que isolou o local até a chegada da equipe do Centro de Reabilitação do Instituto Argonauta, mantido através de convênio com a Petrobras e parceria com o Aquário de Ubatuba. “É importante ressaltar que ao encontrar um animal marinho na praia, como um lobo-marinho, por exemplo, não é aconselhável se aproximar, pois o animal pode atacar”, afirma Hugo.

 

- Publicidade -