- Publicidade -

Lixo plástico está presente em 88% da superfície dos oceanos, afirma estudo

Foram estimados cerca de 10 mil a 40 mil toneladas de lixo.

Que os oceanos estão repletos de lixo plástico já não é novidade. Novos estudos surgem para analisar as consequências desse fato e mostrar que o problema pode ser ainda maior do que muitos imaginam. De acordo com uma pesquisa, publicada na última segunda-feira (30), até 88% da superfície dos oceanos do mundo contém plástico.

- Publicidade -

Foram analisados os detritos recolhidos em 2010 durante uma expedição para avaliar o impacto das mudanças climáticas nos oceanos mundiais. Os autores do estudo coletaram mais de três mil amostras e descobriu que 88% dos locais continham restos de plásticos de tamanhos diversos. No total, foram estimados cerca de 10 mil a 40 mil toneladas de lixo.

Apesar de o número ser bastante alto, os pesquisadores afirmam que é menor do que haviam previsto. A concentração de resíduos plásticos manteve um ritmo acelerado de 1900 a 1980, quando, apesar do aumento da produção e descarte do material, se estabilizou.

Uma das explicações para esse fato se dá pela fragmentação dos plásticos maiores em micropartículas devido à radiação solar – muitas são ingeridas por animais marinhos. Estudos posteriores devem aprofundar as consequências desse problema global, que afeta a vida marinha e os seres humanos, uma vez que esses animais são usados para consumo humano.

O estudo foi realizado por pesquisadores da instituição espanhola Universidad de Cádiz e publicado na revista científica norte-americana PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), confira na íntegra aqui.  

- Publicidade -

Redação CicloVivo