- Publicidade -

Fotógrafo registra imagens da Mata Atlântica preservada

São 161 fotos que mostram a diversidade da parte mais bem preservada da mata.

O livro “Ka’á-eté: A Floresta Atlântica Intocada”, do fotógrafo Octavio Campos Salles, revela a floresta preservada do Contínuo de Paranapiacaba, sua fauna e flora, assim como a história de sua ocupação. O trabalhoconta com 161 fotos. Veja abaixo algumas delas.

- Publicidade -


Contínuo de Paranapiacaba

A região mostrada no livro faz parte da Serra do Mar e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, criada pela Unesco em 1991 e reconhecida em 1999 como Patrimônio da Humanidade. Área do país estratégica para inúmeros serviços ambientais, como a manutenção da umidade e do regime de chuvas e amplo estoque genético da biodiversidade.


Imagem noturna do Contínuo de Paranapiacaba

“Visitei diversos pontos do Contínuo, que me fascina desde a infância. Muito da Mata Atlântica foi destruído, é verdade, mas meu objetivo é mostrar que nem tudo está perdido. Ainda restam áreas muito grandes de floresta com uma variedade impressionante de vida. Essa natureza selvagem tão próxima a nós precisa ser conhecida, admirada e, assim, preservada”, explica o autor de “Ka’á-eté”, palavra que em tupi significa "floresta verdadeira".

- Publicidade -


Jaguatirica (Leopardus pardalis

Salles mora em Campinas, São Paulo, e é fotógrafo profissional especializado em natureza há oito anos. Ganhou duas vezes o concurso Avistar de fotos de pássaros e é finalista do concurso de fotografia da BBC de 2013. Tem fotos publicadas na revista National Geographic e em diversos outros veículos nacionais e internacionais.


Macaco-prego (Sapajus nigritus)

- Publicidade -

Começou a registrar o Contínuo de Paranapiacaba para este livro há cerca de cinco anos. Utilizou equipamentos de última geração, esconderijos e armadilhas equipadas com raios infra-vermelhos especiais para fotografar os animais mais ariscos da floresta. A bordo de um avião, garantiu perfis fantásticos da mata em diferentes pontos.


Mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides)

Subiu em árvores, explorou áreas distantes da floresta e entrou na exótica Gruta Temimina. Dedicou cerca de 120 horas somente para garantir uma sequência de fotos do gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) no ninho com o filhote.


Sapo-de-chifre (Proceratophrys boiei)

As imagens de “Ka’á-eté” desnudam jatobás em sua plenitude, orquídeas de várias espécies, riachos, cachoeiras, jaguatiricas, lagartos, onças-pardas, serpentes, jacutingas, pica-paus, bugios e monos-carvoeiro. Também traz quatro desenhos do livro “Voyage Pittoresque dans le Brésil”, do alemão Johann Moritz Rugendas, publicado em 1835, para ilustrar a ocupação da área até hoje.


Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens)

Octavio Campos Salles relata que o livro é parte de um projeto maior que tem o objetivo de disseminar ainda mais a questão da preservação. Além do site, onde há uma mostra das fotos e informações detalhadas, o fotógrafo concedeu cinco palestras falando da Mata Atlântica para cerca de 600 alunos do ensino fundamental de escolas públicas de algumas cidades da região. Uma exposição itinerante com 20 fotos do livro já foi vista por cerca de oito mil pessoas.


Orquídea (Encyclia bulbosa)

O livro poderá ser adquirido nas livrarias do país e também pelo site. O projeto “Ka’á-eté” é uma realização da TIJD Produções Artísticas, do empresário Guto Carvalho. Conta com o patrocínio das empresas Renovias e Mahle Metal Leve por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


Jararacuçu (Bothrops jararacussu)


Araçari-banana (Pteroglossus bailloni)


Araponga (Procnias nudicollis)


Onça-parda (Puma concolor)


Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus)

Lançamento

“Ka’á-eté: A Floresta Atlântica Intocada”

Livro de Octavio Campos Salles com 161 fotos, 5 gravuras e 1 mapa ilustrado;

Lançamento e noite de autógrafos: 28 de março (sexta-feira);

Local: Livraria da Vila do shopping Galleria, em Campinas (SP)

Horário: a partir das 18h30;

Capa dura; 208 páginas; 23 x 30 centímetros

ISBN: 978-85-67819-00-6

Preço: R$ 120,00