- Publicidade -

Leonardo di Caprio pede mais ação em Cúpula do Clima da ONU

O evento, realizado pela Organização das Nações Unidas, reúne mais de 120 chefes de estado e governo.

Teve início nesta terça-feira (23) a Cúpula do Clima. O evento, realizado pela Organização das Nações Unidas, em Nova York, reúne mais de 120 chefes de estado e governo, além de representantes da iniciativa privada, organizações não governamentais e da sociedade civil para discutir medidas e compromissos urgentes de combate ao aquecimento global.

- Publicidade -

Logo no discurso de abertura, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon exaltou o fato de que é preciso ir além do discurso. Segundo ele, para responder às mudanças climáticas é necessário “pôr as mãos na massa”. O representante ainda cobrou que os países honrem seus compromissos em manter o aumento da temperatura global abaixo dos dois graus celsius. “A mudança de clima ameaça a paz que trabalhamos duro para obter e as oportunidades para bilhões de pessoas. Hoje estamos aqui para colocar o mundo em uma nova rota”, declarou.

A abertura do evento ainda contou com uma participação contundente do ator norte-americano Leonardo di Caprio. Em sua fala ele cobrou que os representantes lá reunidos abandonem os discursos e partam para a ação. “Vocês podem optar por não fazer nada ou serem lembrados pela coragem que tiveram de sacudir a letargia e agir”, disse o galã.

Di Caprio ainda fez uma analogia sobre a importância que o tema tem tido pela própria população mundial. “Como ator, eu represento personagens fictícios que muitas vezes resolvem problemas fictícios. Acredito que a humanidade tem encarado a mudança climática da mesma forma, fingindo que se ela não existisse, poderia desaparecer.”

Outra participação especial do primeiro dia de diálogo ficou por conta da presidente Dilma Rousseff, que garantiu que o Brasil deixou de emitir 650 milhões de toneladas de CO2 entre 2010 e 2013 e que o país reduziu os níveis de desmatamento.

- Publicidade -

Redação CicloVivo