- Publicidade -

Lenine lança turnê socioambiental pelo Brasil

O cantor percorre projetos socioambientais pelo Brasil e estreia turnê com show especial na Praia do Forte, Bahia.

A partir do mês de março, o cantor pernambucano Lenine dá início a uma turnê por 12 projetos socioambientais pelo Brasil para encontros com as comunidades, gestores, técnicos e, claro, para fazer o que mais gosta: música.

- Publicidade -

“A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa, gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto”, explica. Ele também é botânico autodidata, colecionador de orquídeas (ou "orquidoido", como prefere) e apoiador engajado de grupos de preservação ambiental.


Plantando Ingá com projeto Floresta sustentável/Lenine Oficial

 Os “Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota” vão percorrer projetos no Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O lançamento aconteceu na última quarta-feira (12) na Praia do Forte, Bahia, com o projeto “Floresta Sustentável”.

O projeto integra as atividades do Programa Petrobras Socioambiental. A proposta inclui a visita do cantor e compositor aos projetos patrocinados pela estatal e o show em celebração com a comunidade local.

- Publicidade -

O cenário é uma criação do designer João Bird – que viveu e trabalhou durante 10 anos na Amazônia com organizações como WWF (World Wide Fund for Nature) e FSC (Forest Stewardship Council).

A preocupação ambiental pode ser percebida até mesmo no cenário – criado pelo designer João Bird, que viveu e trabalhou durante 10 anos na Amazônia . O palco será um trançado de lonas de caminhão usadas, mangueiras de incêndio com validade vencida, ambas recicladas, além de estruturas de bambu.

Robson de Cassia, light designer, concebeu o projeto dos encontros com  tecnologia ecologicamente correta e inédita num show: a "Waka Waka", criada por um empreendimento social como solução para famílias que não têm acesso à eletricidade.

- Publicidade -

Para completar o projeto, entra em cena outro modelo de iluminação, também abastecida por energia solar, a "N222 Huron", da Nokero. Como o próprio nome diz: Non Kerosene! Uma alternativa viável para substituir o querosene ou outros combustíveis nocivos que ainda são usados em lampiões nas regiões mais vulneráveis do mundo. Criadas como uma alternativa de alta tecnologia e baixo custo, essas fontes de energia sustentável prometem surpreender no palco.

Desde as primeiras composições, as questões sociais e ambientais estão presentes. Mas nunca a natureza entrou na sua música de forma tão sorrateira quanto no seu último álbum “Chão”. Ao ouvir uma canção gravada em seu estúdio, ele percebeu que havia sido registrado também o canto afinado de um canário belga. Decidiu assumir o som na gravação, assim como é possível ouvir o coro de cigarras na Urca e outros tantos ruídos do seu cotidiano.


Primeiro dia de visita ao projeto Floresta Sustentável na Bahia/Lenine Oficial

Turnê “Música e Sustentabilidade numa só nota”

Data: 13 de Março de 2014

Horário: 19h

Local: Praça da Igreja

Cidade: Praia do Forte (BA)

Classificação: Livre

Próximas datas:

18 e 19/03: “Orquestra Jovem” e “Tecendo uma Rede de Cidadania” em Contagem e Nova Lima, Minas Gerais

26 e 27/03: “Centro de Referência de Esporte Educacional”, em Rio Grande

2 e 3/04: “Mantas do Brasil” em Santos, São Paulo

9 e 10/04: “Pé de Pincha” e “Bois Vermelho e Azul” em Parintins, Amazônia

15 e 16/04: “Caranguejo Uça” e “Projeto Diferentes Talentos” em São Gonçalo e Rio do Ouro, Rio de Janeiro

18 e 19/04: “Pesca Solidária” em Jericoacoara, Ceará

23 e 24/04: “Meros” em São Mateus, Espírito Santo

2 e 3/05: “Bichos do Pantanal”, em Cáceres, Mato Grosso

7 e 8/05: “Encauchados” em Rio Branco, Acre

3 e 4/06: “Comunidade Produção e Renda” em São Luis, Maranhão

6 e 7/06: “Cerrado Vivo” em Goianésia, Goiás

Para mais informações, acesse aqui.