- Publicidade -

Lençóis brancos são usados para medir nível de poluição em São Paulo

Nesta sexta-feira (20), o projeto RespirAR e a Fundação SOS Mata Atlântica estão distribuindo lençóis brancos para que a população paulista meça o nível de poluição da cidade.

Nesta sexta-feira (20), o projeto RespirAR e a Fundação SOS Mata Atlântica estão distribuindo lençóis brancos para que a população paulista meça o nível de poluição da cidade.

- Publicidade -

O evento acontece durante o “Viva a Mata”, do SOS Mata Atlântica, em parceria com a TV Globo. Para quem tem fácil acesso ao metrô, os lençóis também serão distribuídos no Shopping Metrô Tatuapé, localizada na Radial Leste.

A ideia é pendurar o lençol, anotar o dia e ficar atento quanto à mudança de cor. Pelo site do programa RespirAR, no G1, é possível imprimir um arquivo que contém uma tabela para comparar as cores da cartela com as do lençol. As tonalidades variam em tons de cinza. Após anotar no guia os resultados semanais é só enviar para a página do RespirAR. Para quem for retirar o lençol, em qualquer uma das distribuições, a tabela já vem inclusa no kit. 

A fundação SOS Mata Atlântica fez o teste do lençol, em 1997, na capital paulista. Na época os lençóis foram expostos nas janelas das casas para medir a qualidade do ar durante o inverno. A região mais poluída foi o Centro, próximo ao Minhocão. Este local foi o primeiro a ser escolhido para o teste ser refeito.

Em entrevista ao G1, o diretor da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, afirmou que apesar de alguns não verem a importância desta atitude, as questões ambientais têm hoje uma grande dimensão na vida de todos. “Algumas pessoas vão achar que isso é banalidade, que não tem nada a ver. Não tem nenhum problema. Quando a gente começava a falar de meio ambiente, todo mundo achava que era sonhador. Hoje, a questão do ambiente está presente em tudo”, diz Mantovani.

- Publicidade -

Mantovani acredita que este é um ato simbólico que provoca a reação imediata das pessoas, pelo menos é este o objetivo. Neste caso, ao invés de estimar em números o nível de poluição de um bairro, a ideia é que as pessoas se sintam estimuladas a tomar uma atitude diante da poluição estampada no tecido.

Quem tiver interesse em aderir ao movimento, a distribuição de lençóis será feita até domingo (22), no Parque Ibirapuera, das 9h às 18h. É aconselhável ir o mais rápido possível, pois o estoque é limitado.  No entanto, a medição pode ser feita com um tecido branco que a pessoa tenha em casa. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

- Publicidade -

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter