- Publicidade -

Lago no Irã está com apenas 5% de sua capacidade

O lago já foi considerado o maior do Irã e o terceiro maior de água salgada.

O Lago Urmia passa por um período crítico de escassez. O que era o maior lago do Irã, hoje está reduzido a somente cinco por cento de sua capacidade – segundo órgão ambiental local. Acredita-se que a construção de barragens nos arredores é a principal razão desse problema.

- Publicidade -

A possibilidade do fluxo de água dos afluentes que alimentam o lago ter reduzido devido às barragens foi levantada por moradores e especialistas, entrevistados pelo “The New York Times”.

A reportagem do jornal norte-americano registrou imagens de navios enferrujados no leito seco. Além dos barcos encalhados, a água deu o lugar à areia, rochas e arbustos secos.

O local era um ponto turístico no Irã, sendo considerado o terceiro maior lago de água salgada do mundo e uma Reserva Natural. A seca do Lago Urmia foi registrada até pelo projeto do Google “Timelapse” – um arquivo de imagens que mostra as transformações sofridas pelo planeta nos últimos 28 anos.

A situação também afeta a região metropolitana de Teerã, que possui 22 milhões de habitantes. Por conta disso, já são realizados planos de racionamento de água. Além das obras de seis barragens, afirma o “The New York Times”, os especialistas apontam as mudanças climáticas, praticas de irrigação e esgotamentos dos lençóis freáticos como causas da escassez.

- Publicidade -


Imagens captadas pela NASA

Redação CicloVivo

- Publicidade -