- Publicidade -

Jovens escoceses criam meio de transporte sustentável que mescla trem e avião

A mescla entre aeronave e trem foi chamada de “Horizon System” e é capaz de acolher no “avião” os passageiros que estavam no trem.

Um dos grandes desafios da sustentabilidade está no setor de transportes. Reduzir os impactos e ao mesmo tempo aumentar a eficiência e capacidade é o objetivo maior nesta área. Diante desta necessidade de inovação, estudantes escoceses desenvolveram uma aeronave elétrica híbrida com trem.

- Publicidade -

Apesar de parecer estranho, este não é o primeiro meio de transporte criado com este perfil. Um modelo parecido foi criado na Universidade de Lausanne, na Suíça, apelidado de Clip-Air. No entanto, a criação dos jovens escoceses é ainda mais desafiadora.

A mescla entre aeronave e trem foi chamada de “Horizon System” e é capaz de acolher no “avião” os passageiros que estavam no trem. Apesar de um pouco confuso, o sistema oferece várias soluções para facilitar o transporte. Com a proposta de reduzir o impacto ambiental, a estrutura será totalmente elétrica.

Os trens são inicialmente acoplados à aeronave. Essa opção descarta a necessidade de haver o contato do avião com o solo. Quando os trens começam a se locomover pelos trilhos, a aeronave ganha força e o impulso necessário para levantar voo. O mesmo é feito na hora do pouso, com os trens acompanhando a velocidade do avião.

- Publicidade -

É a partir deste contato com os trens que a aeronave tem suas baterias recarregadas. A transferência de energia permite que o sistema seja recarregado sem que os meios de transporte sejam estacionados e percam tempo útil para viagens.

O conceito prevê uma operação remota para a aeronave, tornado-a um grande robô. Além de toda a tecnologia aplicada à ideia, os estudantes também pensaram no conforto dos passageiros. Por isso, o avião é equipado com um salão para uso comum e uma grande janela por onde é possível apreciar a paisagem.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do conceito:

- Publicidade -

Com informações do Inhabitat.

Redação CicloVivo