- Publicidade -

Jovens cuidam de horta e fazem artesanato com madeira em detenção de SC

“Este projeto trouxe entusiasmo e motivação aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no local.”

Divulgação

Desde o início deste ano, os adolescentes do Plantão de Atendimento Inicial (PAI), unidade socioeducativa vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), em Florianópolis, contam com uma nova atividade no seu dia a dia, o cultivo de uma horta orgânica que foi reativada na unidade. Além de permitir que eles tenham uma terapia ocupacional próximo da natureza, as hortaliças produzidas são consumidas na própria instituição.

- Publicidade -

“Este projeto trouxe entusiasmo e motivação aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no local, combate a ociosidade e ajuda a resgatar a autoestima e a responsabilidade”, ressaltou o diretor do Dease (Departamento de Administração Socioeducativo), Zeno Tressoldi.

A horta foi reativada por dois agentes socioeducativos, Nereu Matos e Jorge Souza, e incentivado ainda pelo novo gestor da unidade, Filipe Minelli. Nos nove canteiros de aproximadamente seis metros os próprios adolescentes fizeram a concretagem, pintura, drenagem e colocaram as novas sementes. “Eles participam ativamente e gostam muito”, conta Matos, um dos agentes mais antigos do PAI junto com Souza, o criador do projeto.

Outra ação interessante desenvolvida na unidade é o projeto Caixotes, atividade manual de customização e venda de caixotes de madeira. Eles lixam e envernizam as caixas que depois são vendidas para decoração. A ideia futura é criar uma cooperativa e dividir os valores arrecadados, explica a psicóloga do PAI, Mariana Dal Castel Lopes.

Da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania de Santa Catarina

- Publicidade -